Clima seco e baixa umidade do ar em MS podem causar sérios danos à saúde

Foto: Álvaro Barbosa

Foto: Álvaro Barbosa

O clima seco e a baixa Umidade Relativa do Ar em Mato Grosso do Sul podem causar sérios danos à saúde, afirmam médicos e especialistas consultados pela equipe de reportagem do Campo Grande Notícias.

De acordo com os dados do Inmet, os quais foram repassados à imprensa, a Umidade Relativa do Ar em Mato Grosso do Sul encontra-se nesta quinta-feira (03/09) em torno dos 20%, sendo que este índice é considerado extremamente baixo pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e terrivelmente prejudicial à saúde humana.

Segundo os médicos e especialistas, o tempo seco e baixa umidade do ar faz com que as pessoas fiquem com o nariz muito irritado. Já a exposição ao Sol das 10h às 16h deve ser evitada, sendo que o recomendável é que as pessoas bebam muita água potável, afim de evitar a desidratação.

O clínico-geral Dr. Miguel Menezes Soares afirma que o clima seco costuma fazer com que algumas pessoas apresentem sangrando nas narinas, e que o recomendável para evitar esse tipo de problema é aplicar soro fisiológico durante todo o dia. O uso de umidificadores de ar também é aconselhável, mas somente por breves períodos.

Ainda segundo o Doutor Miguel Menezes, além do nariz ficar muito sensível, sobrecarregado, pois eles é que fazem a filtragem das impurezas, também tem a finalidade de elevar a umidade do ar que chega até os pulmões e, para isso, acabam usando as reservas de líquido do nosso corpo. Por essa razão, é necessário que as pessoas bebam muita água potável para repor o líquido ‘perdido’.

Com informações das Agências Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo