“Loa Sonhos”

Estrada Real (Circuito do Ouro) em Minas Gerais – Foto: Divulgação

Estrada Real (Circuito do Ouro) em Minas Gerais – Foto: Divulgação

I’ve lived a life that’s full

I traveled each and every highway

And more, much more than this

I did it my way

Eu tenho vivido uma vida completa

Viajei por cada e todas as rodovias

E mais, muito mais que isso

Eu o fiz do meu jeito

Para aqueles que me consideram um escritor, eu agradeço. Mas adianto que os escritores não me querem na classe deles.  Sou um contador de histórias, na melhor das hipóteses, posto que, quando escrevo meu verbo não se aninha em concordar com o sujeito. Adoro trocar o substantivo simples pelos compostos, gosto de juntar o que se separou e por isto o título “Loa Sonhos” – Loa é o discurso elogioso em que se enaltece o mérito de alguém, de algum feito, ou de algo; e sonho é justamente o que o autor do livro Girobrasil Duas Rodas buscou transmutar em realidade. E isto me fez lembrar Mário Quintana quando dizia – “Se as coisas são inatingíveis…ora! Não é motivo para não querê-las… Que tristes os caminhos, se não fora a presença distante das estrelas”.

Estrada Real (Circuito do Ouro) em Minas Gerais – Foto: Divulgação

Estrada Real (Circuito do Ouro) em Minas Gerais – Foto: Divulgação

E ouvindo o relato do autor, numa breve entrevista em sua residência, aonde compartilhávamos do diálogo a talentosa Ayana, do Grupo Jóias do Oriente, chegamos à conclusão que nossas vidas fluem melhor se a entendermos como sinônimo de entrega aonde transitam opostos complementares e desta feita, independente do tempo que voa, ficam gravadas as lembranças, enquanto nosso olhar parte em busca das cenas dos tempos vividos. E quem vai folheando o Giro Brasil Duas Rodas vai percebendo justamente a certeza da incerteza e que a sabedoria justamente nasce na dúvida. E neste ponto reside o ensinamento de Eduardo Romero: “Não podemos deixar que as pessoas se aproveitem de nossas dúvidas e incertezas guardadas, sob pena de ver rescindidos nossos sonhos” – assevera.

São 160 páginas de histórias vividas de uma viagem feita em duas etapas, durante oito meses, por mais de 20 estados do Brasil e 33 mil quilômetros, aonde se misturaram poeira, terra, anônimos acolhimento, saudades, paisagens e muita história pra contar de uma viagem sem roteiros, mas uma certeza indelével: “Deus está Comigo” O livro transporta-nos a um mundo mágico, puro e nostálgico, mas que por incrível que pareça é real. É o nosso Brasil, o país que amamos, dono da terra que cai o nosso suor, e que se o quisermos diferente, nós é que temos de arregaçar as mangas e começar … no quintal de casa.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Por isto, sua leitura é envolvente e carregada de humanidade e de tudo que cada um de nós sente em seu cotidiano. E além de toda esta carga emocional dentro das páginas, parte da renda obtida de sua comercialização é destinada ao atendimento social nas comunidades carentes, o Projeto Escola de Mães (que desperta cidadania nas mulheres e apoio de como manter a disciplina com os filhos). Para adquirir o livro disponível na www.lifeeditora.com.br, no shopping Campo Grande. Resta-nos dizer que da época da aventura, há quase uma década, o próprio autor sentiu mudanças no Brasil e nele mesmo, com o fenecimento da mãe e depois do pai e por este e tantos motivos quem lê o livro é impulsionado a comentar, e sugerir sua leitura e foi o que fiz, pois, uma das garantias de aprendizado neste livro foi justamente, como manter a autoestima diante das adversidades.

*Articulista

** Música Incidental em homenagem a Elvis Presley falecido a 16 de agosto de 1977 em Memphis,Tenesse (EUA) – My Way – Compositor: Paul Anka / Jacques Reveaux / Claude François

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo