DOF começa a desobstruir estradas próximas a fazendas invadidas por indígenas em MS

Foto: DOF/MS – Divulgação

Foto: DOF/MS – Divulgação

O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) em Mato Grosso do Sul divulgou na manhã desta quinta-feira (27/08), a informação de que policiais da corporação começaram a desobstruir as estradas próximas a fazendas que foram invadidas por indígenas na zona rural de Antônio João, a 279 km de distância de Campo Grande, capital do Estado.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do DOF/MS, as estradas haviam sido bloqueadas pelos indígenas na tentativa de isolar a região e impedir a chegada de policiais.

A Fazenda Primavera, localizada na região de Antônio João, foi ocupada na última terça-feira (25/08) por cerca de 50 índios, em sua maioria mulheres e crianças. Os homens quebraram dispositivos conhecidos por mata-burros, que impede a fuga do gado em propriedade rurais, e bloquearam a entrada de outras três fazendas.

Foto: DOF/MS – Divulgação

Foto: DOF/MS – Divulgação

A pedido da Prefeitura de Antônio João, equipes do DOF estiveram no local e conversaram com os índios, que pacificamente decidiram reconstruir os mata-burros novamente.

Em nota distribuída à imprensa, a Assessoria de Comunicação do DOF/MS informou que não a corporação não pode mediar o conflito entre os indígenas e os proprietários rurais, pelo fato dele ser de competência Federal e não Estadual. No entanto, eles decidiram se dirigir ao local para evitar prejuízos.

No fim da tarde as equipes do DOF deixaram a região, tendo a corporação sido novamente acionada porque informações desencontradas diziam que fazendeiros estariam bloqueando as estradas de acesso as suas fazendas porque ônibus com mais índios estariam chegando para novas invasões.

Uma equipe do DOF/MS deverá se deslocar novamente para o município de Antônio João nesta quinta-feira para verificar o que de fato está ocorrendo.

Com informações da Assessoria de Comunicação do DOF/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo