Pilotos reconhecem as pistas da etapa internacional do Brasil Enduro Series

Prova neste fim de semana em Urubici contará com seis especiais de aproximadamente 15 km somados e deslocamentos não cronometrados totalizando 57 km.

Pilotos fizeram reconhecimento – Foto: Jonatha Jünge / Caminhos do Sertão

Pilotos fizeram reconhecimento – Foto: Jonatha Jünge / Caminhos do Sertão

Urubici (SC) – Os pilotos participantes da etapa internacional do Brasil Enduro Series realizaram nesta quinta (20) e sexta-feira (21) os treinos oficiais de reconhecimento de pistas em Urubici. Com quatro países representados no evento, Brasil, Argentina, Chile e Paraguai, a competição é válida pela segunda etapa do Montenbaik Enduro Latam Series 2015 e terá ainda mais dois dias de atividades, sábado (22) e domingo (23), quando os campeões serão conhecidos.

Em cada um dos dois dias de provas os pilotos terão quatro deslocamentos e três estágios cronometrados previstos pelo regulamento. Enquanto no Dia 1 a quilometragem somada será de pouco mais de 32 km, no Dia 2 um total de 40 km serão pedalados pelos pilotos. “Isso tudo com mais ou menos 1.500 metros de altimetria acumulada diariamente. Estimamos no sábado 5h40 de prova e domingo 6h40 aproximadamente”, relata Daniel Bender, um dos organizadores da competição, que aproveita para agradecer aos proprietários dos terrenos pela liberação dos locais.

Especiais cronometradas no sábado e domingo – Foto: Jonatha Jünge / Caminhos do Sertão

Especiais cronometradas no sábado e domingo – Foto: Jonatha Jünge / Caminhos do Sertão

“Usamos como base o morro principal da cidade, do Parapente, para deixar o evento mais centralizado possível, sempre levando em consideração o aval dos donos dos terrenos. Só para ter uma noção, falamos com 15 proprietários que autorizaram a realização e temos só que agradecer a eles pela liberação destes espaços para o BES”, conta Bender. “Temos cinco pistas que vão compor seis estágios cronometrados. Ou seja, uma das pistas será repetida duas vezes, o estágio que apelidamos de repolho”, finaliza.

Diferentemente das demais etapas do Brasil Enduro Series, realizadas em cidades tradicionais na prática do esporte, como Nova Lima (MG) e Itaipava (RJ), na etapa catarinense o destaque está no ineditismo das pistas. “Urubici tem uma particularidade em ser uma prova muito rústica. As pistas não existem e fazemos elas em pastos e descampados, um pouco diferente do single track nos lugares mais tradicionais”, relata Théo Duarte, também responsável pela organização. “A maior parte cronometrada é em descida e os estágios estão bem completos, testando técnica e físico dos atletas. O visual dos deslocamentos é incrível”, acrescenta.

Pistas nas belas paisagens de Urubici – Foto: Jonatha Jünge / Caminhos do Sertão

Pistas nas belas paisagens de Urubici – Foto: Jonatha Jünge / Caminhos do Sertão

Théo Duarte aproveita para destacar o estágio cronometrado que terá repetição nos dois dias. “A especial mais longa, apelidada de repolho, é a mais completa e optamos por colocá-la nos Dias 1 e 2. Tem trilhas no meio de plantação de pinhais e eucaliptos, estradão e rock gardens (jardins de pedras), bem completa em termos técnicos. Para chegar no repolho o atleta vai levar cerca de 1h40, então vai valer muito espírito do mountain bike, desfrutar a trilha enquanto planeja bem o que vai fazer nas especiais”, conta Théo.

O Brasil Enduro Series tem como patrocinadores e apoiadores: Maxxis, Specialized, Cannondale, Exceed, Santa Cruz Bicycles, HUPI Bikes, Bike & Adventure, Caminhos do Sertão Cicloturismo, X Fusion, Da Matta, Calypso, GT Bicycles, Minas Máquinas Veículos, Localiza, Global Bicicletas, Mavic, Cerveja Rocky Garden, Off Camber Bike Shop. Os apoios regionais são da: Serra Sul Ecoturismo, Emporium Serra do Sol, Aplicki Comunicação Visual, Diretrix Informática, SESC e Prefeitura Municipal de Urubici.

Serviço – Brasil Enduro Series e Montenbaik Enduro LATAM Series 2015

Data: 20 a 23 de agosto de 2015

Local QG: SESC – Urubici

Endereço: Rua Adolfo Konder, 2.543

Programação:

Sexta-Feira
19h – Reunião de pilotos

Sábado – Dia 1

7h30 – Check in

8h – Saída do primeiro atleta

9h30 – Treinos livres das categorias open

Domingo – Dia 2

7h30* – Check in

8h – Saída do primeiro atleta

17h – Premiação

*Saída das categorias open junto com as demais

Mais informações no site http://www.brasilenduroseries.com.br/

Fanpage no Facebook: www.facebook.com/brasilenduroseries

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo