Direito ao Brincar e Vida em Movimento no 42º Salão de Humor de Piracicaba

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Previsto no artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança, de 1989, o direito das crianças ao brincar e à vida ativa será defendido no 42º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em função de várias atividades promovidas pelo Grupo Arcor e Instituto Arcor Brasil. Uma das mais conhecidas e concorridas iniciativas em humor gráfico no mundo, o Salão será aberto oficialmente no dia 22 de agosto, sábado, com evento para convidados às 19h30, no Teatro Erotides de Campos do Engenho Central.

Uma das ações ligadas ao Salão, o 13º Salãozinho de Humor de Piracicaba mais uma vez tem o apoio do Instituto Arcor, que vai patrocinar prêmios para os três primeiros colocados nas duas categorias em disputa, para a faixa de 7 a 10 anos e para a faixa de 11 a 14 anos. Os primeiros colocados receberão um Ipad cada e os segundos e terceiros lugares receberão kits de desenho.

Durante o Salãozinho, que será montado no Armazém 05 do Engenho Central, serão distribuí­dos folhetos do Programa Vida em Movimento, implementado pelo Instituto Arcor Brasil e que, com base no direito da criança ao brincar, estimula a vida ativa e o resgate de brinquedos e brincadeiras em escolas públicas. O folheto contém informações sobre a importância do brincar e a vida ativa para o desenvolvimento integral da criança e ilustrações para colorir, além de jogos com palavras.

A defesa do direito ao brincar também estará presente no Armazém 09 do Engenho Central, onde no Espaço Arcor estará disponí­vel uma televisão exibindo vídeos da campanha Brincar com os olhos de criança, do Instituto Arcor Brasil. Com base no conceito de que brincar é essencial para o desenvolvimento corporal, psicológico e cognitivo da criança, a campanha contém seis ví­deos inspirados na obra e ilustrações de Francesco Tonucci. Educador e desenhista italiano, ele é o criador do Programa A Cidade das Criança, que propõe espaços urbanos adaptados às demandas e desejos tópicos da infância.

Ao lado do Espaço Arcor, estará disponibilizado um baleiro em acrí­lico, onde os visitantes do Salão de Humor poderão participar da ação Selfie Bem Humorada Arcor. Os visitantes que tirarem fotos e as postarem nas redes sociais Arcor e Salão de Humor poderão, se comprovarem a postagem a representantes da empresa presentes, retirar o quanto conseguirem de doces Arcor do baleiro, como premiação. Produtos Arcor também serão distribuídos aos jurados do Salão e Salãozinho.

Salãozinho – O Salãozinho de Humor em Piracicaba tem o objetivo de incentivar os jovens à prática artística e contribuir com o seu desenvolvimento intelectual e crí­tico.

Podem participar estudantes de todo país, com desenhos inéditos e de autoria própria nas categorias de cartum, charge, caricatura e tiras.

Com as parcerias da Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria estadual de Educação, Diretoria de Ensino e escolas de Piracicaba, são oferecidas oficinas para a formação continuada de professores de todas as disciplinas escolares incluindo o desenho de humor à proposta pedagógica escolar. Além disso, o Salãozinho conta com empresas apoiadoras, que contribuem com ações diversificadas a cada edição.

O Salão Internacional do Humor de Piracicaba, do qual o Salãozinho é filho, é uma das mais importantes iniciativas no segmento do humor gráfico em todo mundo. O I Salão Internacional aconteceu em 1974, com a participação de grandes nomes do humor, como Millôr Fernandes, Ziraldo, Zélio, Jaguar, Fortuna e Cia. O Salão se transformou em uma referência, e conta a cada ano com milhares de trabalhos enviados de dezenas de países. Os maiores nomes do humor gráfico no planeta já participaram do Salão Internacional do Humor de Piracicaba.

Maiores informações: Instituto Arcor Brasil – www.institutoarcor.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo