Cotidiano é tema de exposição em comemoração ao aniversário da cidade

Mostra traz olhar poético para a vida cotidiana despercebida de Campo Grande.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Exposição Fotográfica “Nosso Cotidiano” é a mostra de estreia de Cleber Gellio, realizada em comemoração aos 116 anos de Campo Grande. Retratando o cotidiano da capital, durante os deslocamentos de seu trabalho como fotojornalista, Cleber reuniu retratos que despertam atenção para uma Campo Grande poucas vezes percebida pelos habitantes locais. A mostra será lançada no dia 26 de agosto, a partir das 19h30, no Fran´s Café e ficará exposta até o dia 03 de setembro. A entrada é gratuita.

Há 10 anos, Cleber Gellio trabalha como repórter fotográfico. Formou-se em jornalismo no interior de São Paulo, morou em outros estados, viveu um período em Lisboa e escolheu Campo Grande para viver e trabalhar. O jornal impresso foi o começo de tudo, quando via nos jornais de São José do Rio Preto e também nos de circulação nacional fotos estampadas com um imenso potencial de contar histórias por si só.

“Poder retratar o que estava em minha volta e poder auxiliar o processo de transformação da sociedade sempre me despertou interesse. Os personagens da periferia, sempre me chamaram atenção. Quando fotografo, busco elementos que insiram esse indivíduo no contexto da nossa sociedade. Acho que é instantâneo o ato de fotografar o cotidiano simples e puro como ele é, contando histórias de pessoas que não são exemplo de sucesso, modelos de perfeição para a sociedade e, de certa forma, inserindo o espectador no mesmo ambiente independente de onde ele esteja e o significado que a foto possa despertar para cada um”, confessa o fotógrafo.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Sara Grubert, mestre em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo pela USP, crítica de arte e fotografia, curadora da exposição, afirma que o trabalho do fotógrafo lembra as poéticas da fotografia da norte-americana Dorothea Lange e do brasileiro Sebastião Salgado, que trabalham na perspectiva da fotografia etnográfica. “Cleber tem uma intimidade com o fotografado, com a vida que transcorre no dia a dia, que lembra muito o trabalho desses grandes fotógrafos, que são ícones mundiais”, comenta.

Realizar a primeira exposição é um sonho que está se concretizando. “Nosso Cotidiano” nasceu devido ao aumento de visibilidade que as fotos alcançaram ao serem publicadas pelo fotógrafo no Facebook. “No começo das minhas postagens ficava procurando legendas para explicar as fotos até que percebi que tudo o que eu postava ali era o nosso cotidiano. Tenho um carinho enorme por cada uma delas e hoje já são mais de 300 na minha timeline”, diz. Para a mostra, foram escolhidas 26 fotos que expressam um panorama do cotidiano campo-grandense, convidando o espectador a olhar para a cidade que comemora 116 anos.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Fotojornalismo – Cleber Gellio chama atenção para a distinção entre fotojornalismo e fotografia. O fotojornalista é um jornalista/repórter que registra em imagens os fatos de interesse jornalístico, que é a relevância que a fotografia do fato tem para sociedade. Na série “Nosso Cotidiano”, as fotografias nascem em contiguidade com o fotojornalismo, porém com viés artístico e simbólico. São bastidores das pautas do fotojornalista.

O lançamento da Exposição Fotográfica “Nosso Cotidiano”, de Cleber Géllio, será realizado no dia 26 de agosto, a partir das 19h30, no Fran´s Café, com a presença do fotógrafo. A mostra é gratuita e fica até o dia 03 de setembro.

Serviço:

A Exposição Fotográfica “Nosso Cotidiano” será lançada no dia 13 de agosto, a partir das 19h30, no Fran’s Café. A mostra segue até o dia 03 de setembro. A entrada é gratuita.

Endereço: rua Marechal Rondon, 2453 (esquina com r. 13 de Junho).

Horário de funcionamento: De segunda a quinta, das 7h30 às 23h. Sexta a domingo, 24h.

Site da Exposição: www.nossocotidianocg.wix.com/2015

Fonte: Contém Comunicação Estratégia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo