Altos tributos e falta de segurança são os principais entraves do comércio no Jardim Canguru

Levantamento foi realizado durante o projeto "ACICG nos Bairros", promovido pela Associação Comercial.

Nova pesquisa do Projeto “ACICG nos Bairros”, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), identificou os fatores que mais impedem o desenvolvimento do comércio. O levantamento foi realizado com aproximadamente 70 empresários da comunidade, na última semana de junho, e constatou que as principais dificuldades ou barreiras que impedem ou atrasam a expansão dos empreendimentos são:

  1. Alta carga tributária (85%)
  2. Falta de segurança pública (73%)
  3. Aumento da concorrência (42%)
  4. Dificuldade de crédito para investimento (37%)
  5. Preços muito baixos praticados pela concorrência (33%)

Para discutir a situação e encontrar possíveis soluções para os problemas levantados, a ACICG realiza nesta quinta-feira (20), às 19hs, um encontro empresarial aberto a lojistas e consumidores na Incubadora Mário Covas, situada na Rua Leandro da Silva Salina, 668 – Residencial Mario Covas, no Jardim Canguru.

Segundo o coordenador do “ACICG nos Bairros”, Moacir Pereira Junior, os resultados do levantamento no Canguru são semelhantes aos revelados no Jardim Itamaracá, Universitário e Guaicurus. “Em junho concluímos mais uma etapa do projeto naquela região. Lá a questão da segurança pública era o ponto que mais precisava de atenção. Aproximamos as empresas e comunidade dos representantes do policiamento Militar e Civil, promovemos reuniões e debates sobre segurança para que a classe empresarial tomasse conhecimento de como reduzir os índices de roubos que afetam o comércio. Ao final, ficou definida a implantação do Conselho de Segurança Comunitário na região”, diz Moacir, também gestor da Escola de Varejo da ACICG.

Movimento pede redução de tributos

O Brasil aparece em oitavo lugar em uma lista produzida pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação que aponta a quantidade de dias de trabalho necessários por ano para pagar impostos em 28 países.

Atenta às necessidades do setor produtivo e da população campo-grandense, a Associação Comercial defende a bandeira “Menos Impostos” que faz parte da campanha #JUNTOSFAREMOS, lançada este ano pela entidade. Um dos trabalhados mais recentes do movimento é o acompanhamento do Projeto de Lei (PL) do Governo Federal sobre a desoneração da folha de pagamentos de funcionários das empresas de 56 setores econômicos, mas que, na prática, visa o aumento da carga tributária de setores que recolhiam taxas no regime especial de tributação.

A matéria foi aprovada na noite de ontem (19) pelo Senado.  “Fizemos um apelo intenso aos nossos congressistas, pois a aprovação do Projeto de Lei não representa somente o aumento da carga tributária para os empresários, mas a demissão de muitos profissionais, visto que o empresário precisará reduzir custos para honrar seus compromissos. Infelizmente a sociedade de Mato Grosso do Sul não teve apoio”, explica o primeiro-secretário da ACICG, Roberto Oshiro.

Ação nos bairros

O projeto “ACICG nos Bairros” acontece em Campo Grande desde 2013, levando conhecimento e capacitação para empresários de várias regiões da capital. São palestras e cursos desenvolvidos por consultores da Escola de Varejo da ACICG para fomentar e profissionalizar o comércio em toda a cidade.

Serviço

Data: 20 de agosto

Horário: 19h

Local: Incubadora Mario Covas

Endereço: Rua Leandro da Silva Salina, 668 – Residencial Mario Covas, no Jardim Canguru

Mais informações: 3312-5059 ou 3312-5058

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo