Incêndios florestais atingem os EUA e militares do Exército são mobilizados

Foto: Reuters

Foto: Reuters

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) mobilizou nesta segunda-feira (17/08) cerca de 200 soldados para auxiliar os bombeiros no combate aos incêndios florestais que vem devastando imensas áreas no Oeste do país. Trata-se da primeira mobilização de tropas em nove anos com essa finalidade.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, citando como fonte um porta-voz do Departamento de Defesa, os militares que estão sendo mobilizados para combater os incêndios florestais são da Base Militar Lewis-McChord, próximo a Tacoma, Estado norte-americano que fica localizado em Washington.

Ao todo, serão 10 equipes de brigadistas/bombeiros, cada uma com 20 militares. Todas serão enviadas para combater um único foco de incêndio, localizado em Boise, no Estado de Idaho, segundo a diretriz do Centro Nacional Contra Incêndios.

Gerentes de agências anti-incêndios solicitaram o envio de tropas do Exército, com o objetivo de auxiliar os bombeiros, que estão tendo dificuldades para controlar e combater as chamas, que se alastram muito rapidamente.

Até o momento o fogo já consumiu cerca de 405 mil hectares de vegetação, em meio a uma forte onda de calor que tem assolado a região, a qual vem sendo sistematicamente afetada pela seca.

Segundo informações das autoridades locais, entre as regiões mais atingidas pelos incêndios estão áreas localizadas no Norte do Estado de Idaho, onde um idoso morreu e onde cerca de 50 residências foram totalmente destruídas pelas chamas que se alastraram ao longo do Rio Clearwater.

Informações preliminares revelam que o chamado Complexo Clearwater de incêndios destruiu mais de 20 mil hectares de florestas, obrigando as autoridades a determinarem a retirada de centenas de pessoas de áreas adjacentes às cidades de Orofino e Kamiah. Ao todo, 100 casas tiveram que se esvaziadas.

Com informações das Agências Reuters e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo