Evento sobre Segurança do Trabalho começa nesta segunda-feira

Aberta ao público, Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho é realizada na Uniderp Matriz.

Foto: Álvaro Barbosa/Arquivo

Foto: Álvaro Barbosa/Arquivo

De 17 a 21 de agosto o curso Técnico em Segurança do Trabalho da Uniderp promove a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) para atualizar profissionais e estudantes sobre assuntos ligados a acidentes laborais e suas precauções. Aberto ao público, o encontro acontece no período matutino no auditório do bloco 7 da Unidade Matriz da Universidade, situada na Avenida Ceará, 333.

Serão cinco dias com 12 palestras gratuitas sobre riscos elétricos, primeiros socorros, medidas de segurança nas áreas da construção civil e atividades rurais, alcoolismo e outras drogas, entre outros assuntos. No time de palestrantes estão diversos profissionais reconhecidos no segmento, além do juiz federal Odilon de Oliveira e representantes do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), da Plaenge – a maior construtora imobiliária de capital fechado e um dos mais tradicionais grupos de engenharia do país – e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA-MS) e do CREA Júnior MS.

Para o professor Jorge Monson, que coordena a SIPAT na Uniderp, o evento oferece mais que oportunidade de aprimoramento para profissionais da área de segurança do trabalho. “Estamos também chamando a atenção do setor produtivo de Mato Grosso do Sul para o tema. É imprescindível que o empregador esteja alinhado no cumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança do seu trabalhador”, analisa.

Programação

No primeiro dia do evento, às 8h, o Procurador de Justiça do Trabalho Hiran Meneghelli falará sobre “Terceirização – como as mudanças afetam a segurança no trabalho”. Em seguida o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Gustavo Gonçalves, discorre sobre “Segurança no trânsito”.

No dia 18, às 8h, o arquiteto e urbanista e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho Vinicius Weingartner Matos fará a palestra “Mapa de risco”, que vai explicar sobre esse instrumento que reúne um conjunto de fatores presentes nos ambientes de trabalho, capazes de gerar prejuízos à saúde dos funcionários. Posteriormente, o professor Herivelton Moisés, do Sest Senat, fala sobre “Alcoolismo e Lei Seca” e, em seguida, o engenheiro florestal e especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho Mario Patrucci conversa sobre “Implicações da segurança no ambiente rural”.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No dia 19, às 8h, o tema em discussão será “Ergonomia” com o professor de Educação Física Tiago Oliveira. Logo após, a representante do CREA-MS e do CREA Júnior MS, Engenheira Luciana Macedo comenta sobre “Sustentabilidade nos Negócios”.

Após o evento é a vez do técnico em eletrotécnica Eraldo Marques dos Santos falar sobre “NR10 Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade”.

No dia 20, às 8h, o engenheiro e coordenador em segurança do trabalho do grupo Plaenge, Alexandre Lindenberg, ministra a palestra “Segurança do trabalho na construção civil”. Em seguida o primeiro-sargento do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, Flávio Aparecido João, orienta sobre “Urgência e Emergência e Primeiros Socorros”.

No último dia da SIPAT, às 8h, o palestrante Sergio Lopes da Costa presta esclarecimentos sobre “Proteção contra Incêndio”. Já o encerramento do evento fica por conta do juiz federal Odilon de Oliveira com o tema “Drogas no ambiente de trabalho”.

Serviço

Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)

Data – 17 a 21 de Agosto

Horário – das 8h às 11h

Local – Uniderp Matriz

Endereço – Avenida Ceará, 333.

Informações: 67 9901-3136 

E-Mail: professor.jorgemonson@gmail.com

 

Fonte: Alfapress Comunicações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo