Uma Leitura do Futuro do Agronegócio é tema de palestra do 13º Simpósio da Soja

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Copasul – Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense em parceria com a Embrapa promove no dia 02 de setembro, na Câmara Municipal de Naviraí o 13º Simpósio da Soja. O objetivo do evento é realizar palestras técnicas, de mercado e clima para produtores, técnicos e estudantes, proporcionando assim o desenvolvimento técnico da região.

O evento já é uma tradição na região e reúne mais de 200 pessoas de diferentes estados como Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, dentre outros.

Em 2015, a programação conta com cinco palestras que tratam de diversos assuntos, como manejo de adubação, análise de previsões climáticas, tendências para a safra 2015/2016, irrigação, dentre outros. Os profissionais que ministrarão as palestras possuem diversas pesquisas na área e pertencem a renomadas universidades e institutos de pesquisa.

Uma das palestras será “Uma Leitura do Agronegócio”, proferida pelo professor da Universidade de São Paulo e coordenador científico da Markestrat, Marcos Fava Neves.

“Apesar de um 2015/2016 muito difíceis, acredito que com ações adequadas nos ambientes públicos e privados para redução dos custos de produção no Brasil e melhoria na utilização de recursos, temos condições de continuar avançando sustentavelmente em direção a mais produção e mais exportações. O agronegócio não é a única, mas sem dúvida é a maior chance aberta à sociedade brasileira para inserção mundial nos próximos 30 anos, promovendo com isto o desenvolvimento econômico, social e ambiental de nossa sociedade”, afirma o professor.

Ele ainda destaca que as safras 14/15/16 serão desafiadoras, após anos de bonança em preços, a rentabilidade da produção de grãos deverá cair face principalmente a grandes safras no mundo, notadamente nos EUA, e expectativas também de bons plantios e produções nos países do Mercosul.

A CONAB estima uma safra de grãos entre 194,4 a 199,9 milhões de toneladas, podendo ser 0,1% menor que a safra 13/14 até 2,7% maior no limite superior. Esta será produzida em uma área entre 56,6 a 58,1 milhões de hectares (13/14 foi de 56,96 milhões de hectares) com produtividades esperadas ligeiramente acima das observadas em 13/14.

Os dois principais produtos, milho e soja, devem ter bom desempenho, sendo a produção de soja esperada entre 89,3 mi.t. até 91,7 mi.t, ante a 86,1 mi. t. na safra 13/14. No caso do milho, a produção esperada fica entre 77,3 a 78,9 mi.t., ante a 79,9 mi. t. na safra 13/14. As estimativas da CONAB não consideram ainda o impacto de veranicos em algumas regiões produtoras, que trazem perdas nos enchimentos dos grãos e da safra como um todo.

A inscrição do simpósio é gratuita e pode ser feita no site da Copasul no www.copasul.coop.br

Realização: Copasul e Embrapa

Apoio: Câmara Municipal de Naviraí, Aranav e Aeanav

Patrocínio: Basf, Bayer, Yara, Valley, Matsuda, Sicredi, Du Pont, Fertion, Arysta LifeScience, Stoller, Syngenta, Timac Agro, Jotabasso, FMC, Sementes Roos, Coodetec, Dow AgroSciences e Agroeste

Serviço: O 13º Simpósio da Soja ocorre dia 02 de setembro, às 7 horas na Câmara Municipal de Naviraí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo