Ataque aéreo deixa pelo menos 31 mortos e 120 feridos próximo a Damasco, na Síria

Populares ajudaram na manhã desta quarta-feira (12/08) a retirar o corpo de vítima de ataque aéreo em Ghouta, próximo a Damasco, capital da Síria – Foto: Sameer Al-Doumy/AFP

Populares ajudaram na manhã desta quarta-feira (12/08) a retirar o corpo de vítima de ataque aéreo em Ghouta, próximo a Damasco, capital da Síria – Foto: Sameer Al-Doumy/AFP

Um ataque aéreo realizado pelo Exército causou a morte de pelo menos 31 pessoas na manhã desta quarta-feira (12/08) em Ghouta Oriental, próximo a Damasco, capital da Síria, e deixou outras 120 feridas. A região é controlada por rebeldes.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, as tropas sírias lançaram o ataque em resposta ao ataque dos rebeldes, que supostamente teriam disparados foguetes contra as posições ocupadas por soldados do Exército Sírio.

O Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) informou que dezenas de civis foram mortos e/ou ficaram gravemente feridos nos ataques, e que os alvos escolhidos pelo Exército foram províncias, bairros e áreas residenciais.

Testemunhas disseram que os ataques atingiram as cidades de Saqba, Kafar Batna, Hamuriyeh e Duma, localizadas nas proximidades da capital, Damasco.

Um porta-voz do Ministério do Interior da Síria, que pediu para não ser identificado, disse que os foguetes lançados pelos rebeldes causaram a morte de quatro pessoas e deixou outras 58 feridas. Ele, no entanto, não especificou se os mortos e os feridos eram militares e/ou civis.

Ainda segundo o porta-voz, os foguetes lançados pelos rebeldes causaram sérios danos em prédios e edificações em bairros residências de Damasco.

Informações preliminares revelam que os rebeldes têm sistematicamente bombardeado vários bairros em Damasco, causando a morte de dezenas de civis. A Comunidade Internacional e a OSDH já começam a considerar os ataques feitos pelos rebeldes como sendo Crimes de Guerra.

O Exército Sírio tem efetuado ataques com aviões em áreas controladas pelos rebeldes, especialmente em Ghouta Oriental, que se encontra cercada por tropas militares. Rebeldes e civis estão sendo impedidos de deixar a área.

A Anistia Internacional acusou formalmente o Governo Sírio de crimes de guerra contra civis, especialmente contra os habitantes de Ghouta Oriental, e não descartam a possibilidade de denunciá-lo ao Tribunal Internacional.

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que desde março de 2011, quando começou a Guerra Civil na Síria, já morreram no país mais de 240 mil pessoas. Milhares de habitantes foram obrigados a abandonar suas residências.

Com informações das Agências EFE, Reuters e AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo