O sofrimento e a saúde, na visão do Budismo

Monge Shojo Sato – Foto: Arquivo Pessoal

Monge Shojo Sato – Foto: Arquivo Pessoal

Um dos fundamentos do Budismo são as Quatro Nobres Verdades. Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, as tradições não impõem um pessimismo devido ao Dukkha (a primeira delas), tradicionalmente ligada ao sofrimento e à dor, mas que inclui, segundo o Shin Budismo, o sentido de imperfeição, impermanência. As outras três Nobres Verdades esclarecem sobre isso, em sequência: Samudaya, a origem do Dukkha; Nirodha, a extinção das causas do sofrimento; e, Maggha, o caminho do meio para a felicidade.

Mas quais são as contribuições que as tradições orientais podem oferecer para a medicina ocidental? Com enfoque na “Saúde e Espiritualidade na perspectiva budista”, o monge Shojo Sato, coordenador do Templo Budista Terra Pura de Brasília, palestrará no painel temático “Ciência, Saúde e Espiritualidade”, promovido pelo Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV, que ocorrerá em Brasília/DF no próximo dia 12 de agosto.

O evento apresenta um debate amplo e fraterno, a fim de que se possa compreender melhor os estudos sobre como a religiosidade dos pacientes pode atenuar a dor e contribuir para o tratamento, até mesmo com a melhora dos quadros de saúde. O fórum tem apresentado desde ano 2000 uma série de pesquisas e análises que promovem o intercâmbio entre o conhecimento científico e o das muitas tradições religiosas.

Serviço

Evento: Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV, edição 2015.

Data: 12 de agosto (quarta-feira)

Horário: das 13 horas às 17h20

Local: ParlaMundi da LBV

Endereço: 915 Sul, em Brasília/DF (ao lado do Templo da Boa Vontade).

Informações: (61) 3114-1070 e forumespiritoeciencia@lbv.org.br

Entrada franca e certificado de participação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo