Acidente ferroviário mata pelo menos 27 pessoas na Índia

Foto: AFP Photo

Foto: AFP Photo

Dois trens de passageiros descarrilaram na noite desta terça-feira (04/08), por volta das 21h15min (horário de Brasília), no Estado de Madhya Pradesh, região Central da Índia, e caíram de uma ponte dentro de um rio, causando a morte de pelo menos 27 pessoas e deixando outras 92 feridas. Há informações de que sete pessoas estariam desaparecidas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, os trens estavam lotados e chovia forte na região, o que pode ter causado o deslizamento de terra, fator que pode ter danificado a base estrutural da ponte, deixando-a sem sustentabilidade.

Segundo o porta-voz do Ministério dos Transportes da Índia, Bijendra Kümar, parte das composições ferroviárias ficaram submersas, dificultando o trabalho das equipes de resgate. O número oficial de mortos ainda não é definitivo, e ele pode aumentar a qualquer momento.

Já o chefe de Polícia Ferroviária do Estado de Madhya Pradesh, M. S. Güpta, 27 pessoas morreram no acidente ferroviário, e apenas 25 permanecem internados em hospitais da região. Os sobreviventes deverão ser ouvidos pela polícia nas próximas horas.

De acordo com o chefe de polícia Güpta, ainda existem pessoas presas nos vagões, e as chances de sobrevivência são mínimas. Mais de 300 pessoas foram resgatadas com vida dos vagões que descarrilaram e dos que caíram dentro da água.

Foto: AFP Photo

Foto: AFP Photo

Segundo as Agências Reuters, France Presse e Associated Press, o ‘Kamayani Express’ viajava para Mumbai quando descarrilou assim que chegou a ponte, localizada nas proximidades da cidade de Harda. O maquinista do Trem ‘Janata Express’, que vinha em sentido oposto, não conseguiu parar a composição a tempo, e também atingiu a ponte, descarrilando em seguida.

No momento do acidente chovia forte em toda a região, e o medo das autoridades eram que pudessem ocorrer mais deslizamentos de terra e inundações, fatos que poderia agravar a situação.

Mergulhadores continuam procurando por corpos e sobreviventes nas águas do rio, que devido ao deslizamento de terra se encontra turva, dificultando a visibilidade.

O comissário de Relações Públicas do Governo de Madhya Pradesh, Anupam Rajan, disse que entre os mortos estão 11 mulheres e 5 crianças. Os corpos já foram levados para o necrotério e devem ser liberados nas próximas horas.

A Rede Ferroviária da Índia é composta por 65 mil km de extensão, e é a 4ª mais longa do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos (EUA), Rússia e China. Atualmente ela possui cerca de 1,3 milhão de funcionários e 12.500 trens, e transporta cerca de 23 milhões de passageiros por dia.

Devido à falta de manutenção das locomotivas e composições, os acidentes ferroviários no país são frequentes.

Com informações das Agências France Presse, Reuters e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo