Abandono

Cantora Bruna Karla – Foto: Divulgação

Cantora Bruna Karla – Foto: Divulgação

Para quem não precisa ver fenômenos para acreditar que Deus existe, uma história vou contar e que tem seu respaldo no livro Abandono de Flávio Garcia Azambuja: Nos idos do século 6 a.C. o “Salmo 22” fazia ecoar a profecia de um salvador que viria para libertar o povo, assumindo a culpa do pecado humano. As palavras do salmista “Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? Por que estás tão longe de salvar-me, tão longe dos meus gritos de angústia?” falam de uma melancolia muito particular que somente os sofreram conseguem vislumbrar a dimensão da dor na alma.

Mas é quando as mesmas palavras são repetidas por Cristo ao ser crucificado no século 1 d.C. que ganham uma redimensão áurea, pois revelam em parte o relacionamento santo da Trindade. É na identificação com o sofrimento ali concebido, que as pessoas podem ter a consolação dos próprios sofrimentos e neste caminho pedregoso, conseguimos olhar avante com esperança, baseado na confiança depositada em Deus.  E apesar de toda a angústia que o salmista experimenta, ele sabe que é passageira e consegue, mesmo na dor, reconhecer Deus: “Tu, porém, és o Santo, és rei, és o louvor de Israel. Em ti os nossos antepassados puseram a sua confiança; confiaram, e os livraste. Clamaram a ti, e foram libertos; em ti confiaram, e não se decepcionaram”.

Capa do Livro ‘Abandono’, de Flávio Garcia Azambuja – Foto: Divulgação

Capa do Livro ‘Abandono’, de Flávio Garcia Azambuja – Foto: Divulgação

Abandono é o primeiro livro de Flávio Garcia Azambuja, pastor da Igreja Batista Belo Horizonte em Campo Grande – MS desde 2010. é Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista D’Oeste do Brasil e Mestre em Teologia e Filosofia pela Universidade Nacional do País de Gales, Cardiff. É idealizador do projeto Cristo nas Empresas, que promove a qualidade de vida no ambiente de trabalho Quanto ao livro, Pastor Flávio aborda o tema como um indivíduo que passou por este vale e, a cada etapa de sofrimento uma lição é aprendida.  Este livro devocional fala de perdas e frustrações e, aponta soluções para lidar com essas experiências desoladoras.

Convidado por Larissa Caetano estive presente no lançamento do livro  e o autor numa conversa aberta com o titular desta coluna, contou que o agente motivador da construção do livro foi o próprio exemplo de Jesus Cristo na superação de sofrimentos, dores, agonias e abandonos, continua sendo o mais sublime neste sentido. Assim, tendo analisado a atitude Dele como registrada na Bíblia, especificamente, no Salmo 22 e nos Evangelhos; eu imaginei que outras pessoas poderiam se beneficiar de um estudo que abordasse o ideal da superação humana com base no exemplo de Jesus de Nazaré. Isto porque em meio aos meus próprios abandonos culminou com a obra.

Quanto as expectativas do autor sobre quem for ler sua produção deseja que as pessoas sejam informadas sobre algumas das teorias existentes na interpretação do Salmo 22, por exemplo; e que visualizassem o quão importante este Salmo foi na composição das narrativas ligadas à crucificação conforme os Evangelhos. Do ponto de vista histórico, o exemplo de Jesus já seria relevante nesta busca por superação. Assevera que seu desejo mor é que os leitores encontrem no abandono messiânico de Jesus de Nazaré, razões que transcendem a história e que promovam a redenção e a libertação em meio aos traumas desta vida. E assim é a vida, e como diz a canção de Bruna Karla…”. Quando penso que estou forte; fraco eu estou. Mas quando reconheço que sem ti eu nada sou, alcanço os lugares impossíveis e me torno um vencedor!”

Música Incidental

Bruna Karla

CD: Advogado fiel

Faixa: 3 (Sou humano)

(*) Rosildo Barcellos, articulista e crítico musical

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo