Servidores da Funasa entram em greve e atendimento é suspenso em MS

Sede da Funasa em Campo Grande (MS) – Foto: Álvaro Barbosa/Arquivo

Sede da Funasa em Campo Grande (MS) – Foto: Álvaro Barbosa/Arquivo

Cerca de 90 servidores públicos concursados da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) cruzaram os braços na manhã desta quarta-feira (29/07) em adesão à paralisação deflagrada pelos servidores federais. Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 27% e a abertura imediata de concurso público.

De acordo com informações da Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde, Trabalho e Previdência (Sintsprev/MS), atualmente os servidores da Funasa recebem cerca de R$ 1.923,00 de salário, e devido a essa defasagem, eles estão enfrentando sérios problemas financeiros, principalmente em decorrência da crise, da inflação e do aumento de produtos que compõem a cesta básica.

Para o secretário de finanças do Sintsprev/MS, Gaspar Francisco Hickmann, outro problema enfrentado pelos servidores da Funasa é a terceirização dos serviços, que contribui para que haja a defasagem nos salários pagos aos funcionários efetivos.

Ainda segundo Gaspar Francisco Hickmann, o Governo Federal propôs até o momento um reajuste de 21,3%, sendo que o mesmo será parcelado em quatro anos. A proposta, no entanto, foi rejeitada pela categoria.

O prédio da Funasa, localizado na Rua Jornalista Belizário Lima, permaneceu todo o dia de hoje fechado, e devido a paralisação, serviços como o repasse de recursos de saneamento para o município, a análise de prestação de contas, e a visita técnica de engenheiros nas obras de saneamento, foram interrompidos.

Na manhã de hoje, servidores da Funasa estiveram na frente da sede da Fundação, com o objetivo de protestar. Um carro de som foi posicionado nas imediações, e os servidores distribuíram aos transeuntes/pessoas, panfletos informando sobre a paralisação/greve.

Até o momento não foi registrado nenhum incidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo