Mountain Bike: Luiz Henrique Cocuzzi é Tricampeão Brasileiro Sub-23

Paulista mantém soberania na competição nacional e fatura mais um título, seguido pela irmã, Jaqueline Borba, campeã júnior. Na elite, Isabella Lacerda e Frederico Mariano são vice-campeões. Equipe Green Piracicaba é soberana em Santa Bárbara d'Oeste. Aldemar Reyes é campeão na Colômbia.

Cocuzzi no topo do pódio da sub-23 – Foto: Divulgação

Cocuzzi no topo do pódio da sub-23 – Foto: Divulgação

São Paulo (SP) – O paulista Luiz Henrique Cocuzzi (Lar/Scott/Shimano) mostrou novamente sua supremacia no Campeonato Brasileiro de Cross Country e conquistou, neste domingo (19), o tricampeonato nacional na categoria sub-23, em Petrópolis (RJ). Esta foi a sexta vitória de Cocuzzi em seis participações na prova: até então, ele havia vencido duas vezes na juvenil, uma na júnior e duas na sub-23. Com o resultado, o ciclista somou 40 pontos no ranking mundial.

“Tive um pequeno susto no começo e acabei caindo para a última posição. Tive de fazer uma prova de recuperação, ultrapassando todos os adversários, o que acabou dando um gostinho mais especial para o título”, afirmou Cocuzzi, cujo tempo foi 1h12min11s950. Pela primeira vez, o atleta competiu no Brasileiro com uma bicicleta Scott equipada com o grupo de transmissão de marchas eletrônico XTR Di2, da Shimano.

O pódio da sub-23 ainda teve outros dois ciclistas patrocinados pela Shimano. Com o vice-campeonato, Guilherme Müller (LM/Shimano) ganhou 30 pontos UCI, enquanto Bruno Martins (Caloi Elite Team/Shimano) cruzou a linha de chegada na quarta posição, conquistando 10 pontos no ranking mundial.

“Foi uma prova dura, com ritmo alucinante do começo ao fim. Na segunda volta consegui abrir um pouco em relação ao Cocuzzi, mas usei todas as minhas forças na primeira subida dura, e ele começou a acelerar e ganhou espaço. A partir de então não economizei esforços para manter a segunda colocação”, disse Guilherme, vice também em 2013 e 2014.

Atletas Shimano dominam pódio da elite masculina – Foto: Thiago Lemos / CBC

Atletas Shimano dominam pódio da elite masculina – Foto: Thiago Lemos / CBC

Jaqueline Borba campeã – A festa na família Cocuzzi, mantenedora do Lar Nossa Senhora Aparecida, instituiçãosocial que acolhe crianças carentes e as incentiva a praticar o mountain bike, ficou completa com o título brasileiro de Jaqueline Borba (Lar/Scott/Shimano).

A irmã de Cocuzzi cumpriu seu favoritismo na feminina júnior e cruzou a linha de chegada em 1h04min34s522, seguida por Larissa Brasa e por Karen Olímpio (Oggi/Isapa/Shimano). A vitória garantiu 20 pontos UCI a Jaqueline e cinco a Karen. Na júnior masculina, Luiz Renato Borges (Oggi/Isapa/Shimano) fechou o pódio, em quinto lugar.

Elite – Na elite, a Shimano também conseguiu resultados expressivos. Campeões no ano passado, os mineiros Isabella Lacerda (LM/Shimano) e Frederico Mariano (Caloi Elite Team/Shimano) mantiveram o bom aproveitamento e conquistaram o vice-campeonato brasileiro neste domingo, logo atrás dos vencedores Raiza Goulão e Henrique Avancini. Isabella também contou com o grupo eletrônico Di2 e conseguiu um resultado importante para suas pretensões olímpicas, pois assegurou mais 90 pontos no ranking mundial, mesma pontuação garantida por Frederico.

Isabella Lacerda em segundo no pódio – Foto: Thiago Lemos / CBC

Isabella Lacerda em segundo no pódio – Foto: Thiago Lemos / CBC

O catarinense Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano), tricampeão brasileiro (2006, 2008 e 2010), não escondeu a satisfação por ter finalizado o Brasileiro na terceira colocação, ganhando 70 pontos UCI. “Como disse antes da prova, outros atletas estão num melhor momento, então eu tinha como objetivo conseguir um lugar no pódio. E essa meta foi alcançada, o que me deixa extremamente feliz”.

Outros ciclistas da Shimano somaram pontos no ranking mundial graças à boa colocação na elite do campeonato nacional. Marcelo Cândido (LM/Shimano), quarto colocado, ganhou 60 pontos; Sherman Trezza ficou em sexto e garantiu 40 pontos; Daniel Grossi (Groove/Shimano), sétimo colocado, ficou com 30 pontos.

Green Piracicaba – A equipe Green Piracicaba/Shimano ajudou a cidade em que está sediada a garantir por antecipação o título de ciclismo nos Jogos Regionais de Santa Bárbara d’Oeste. Os atletas comandados pelo manager Edgardo Simon conquistaram resultados inéditos para a cidade de Piracicaba, com títulos nas oito modalidades de ciclismo disputadas entre sexta-feira (17) e domingo (19).

A Green venceu, tanto na categoria feminina quanto na masculina, as provas de Velocidade Olímpica, Velocidade Individual, Critério por pontos e Resistência.

“Esses três dias de Jogos Regionais foram excelentes para nós, muito melhor que o esperado. Além de ter sido um resultado inédito para Piracicaba, serviu como motivação, mostrando que continuamos no caminho certo”, disse Edgardo.

Green Piracicaba nos Jogos de Santa Bárbara – Foto: Divulgação

Green Piracicaba nos Jogos de Santa Bárbara – Foto: Divulgação

Título na Colômbia – Aldemar Reyes (GW/Shimano) foi o campeão sub-23 e quarto colocado geral da 20ª edição da Volta Marco Fidel Suárez, prova de estrada disputada entre quarta-feira (15) e domingo (19). Na última etapa, realizada na região de Antioquia, Yean Stefan Rodríguez (Manzana Postobón/Shimano) ficou em quarto na elite.

Sobre a Shimano – Empresa líder de mercado em componentes e acessórios para bicicleta, pesca e remo, a Shimano foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. O escritório da Shimano Latin America (SLA) foi fundado em 2007 e conta com sete parceiros comerciais no Brasil: Biape, Ciclo Cairu, Isapa, Joytech, JR Comércio, LM Bike e Mix Bicicletas.

A Shimano desenvolveu as exclusivas tecnologias STI (Shimano Total Integration – alavanca de marchas e freio integrados), SPD (Shimano Pedaling Dynamics – para sapatilhas e pedais) e SIS (Shimano IndexSystem), reconhecidos e referência no mundo todo. Possui entre suas marcas nomes que são sinônimos de qualidade e performance no universo ciclístico: XTR, Dura Ace, Ultegra, DI2.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo