Evento que reúne empresários e mais de 40 instituições começa nesta terça-feira

Rota do Desenvolvimento acontece em Nova Andradina e terá três dias de atendimento ao público e capacitações.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Poder público, entidades representativas empresariais e municipais, além de instituições financeiras, de ensino e de pesquisa se unem para levar ao interior do estado a Rota do Desenvolvimento. O primeiro município a receber já nesta terça-feira (21) a iniciativa do governo do Estado juntamente com o Sebrae e demais instituições do Sistema S é Nova Andradina, localizado a 300 km de Campo Grande.

Com o objetivo de fomentar a interiorização do desenvolvimento e a diversificação da matriz econômica sul-mato-grossense, serão realizadas mais de 200 atividades nos três dias de evento, que acontece no campus da UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; entre palestras, mesas de debate, workshops e atendimentos voltados a empresários e empreendedores de toda a região Sudeste do estado, que engloba Nova Andradina e 15 cidades vizinhas.

O superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, ressalta que a Rota do Desenvolvimento representa a união dos poderes público e privado para mostrar que, apesar do cenário econômico nacional em recessão, Mato Grosso do Sul tem oportunidades para negócios e investimentos. Além disso, o dirigente destaca a participação de mais de 40 instituições, entre realizadores, apoiadores e parceiros que promoverão atendimento especializado ao público.

“Cada um vai oferecer ao empresário o serviço pelo qual é responsável. Se o empreendedor precisa de algum tipo de alvará, pode procurar o Corpo de Bombeiros e a Vigilância Sanitária, por exemplo. Haverá representantes de bancos para orientar sobre acesso ao FCO. É a chance de se resolver vários entraves para a empresa em um só local. O empresário que tiver dificuldade neste diálogo pode procurar qualquer instituição do Sistema S para auxiliá-lo”, afirma Mendonça.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck, a Semade e suas vinculadas – Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems); Instituto de Meio Ambiente de MS (Imasul) e Agência Estadual de Metrologia de MS (AEM-MS) – participam da Rota do Desenvolvimento com serviços especializados para os empresários. “Desde informações sobre a abertura e encerramento de empresas, Redesim, Licenciamento Ambiental, CAR e outras demandas”, lembrou o secretário.

“A Rota do Desenvolvimento é uma ação estratégica da gestão do governador Reinaldo Azambuja. Ela é um dos eixos de atuação do Propeq – Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios, que lançamos em junho passado. É uma união de esforços entre o poder público e o setor produtivo num programa inédito que visa à criação de um ambiente favorável ao crescimento dos pequenos negócios em todas as macrorregiões do estado, promovendo o desenvolvimento e gerando empregos urbanos e rurais”, diz Verruck.

Programação

A programação completa encontra-se disponível no site www.rotadodesenvolvimentoms.com.br, no qual é possível realizar a pré-inscrição para o evento.  Estão disponíveis palestras voltadas aos segmentos de minimercado, casas de carne, gastronomia, alimentação fora do lar (bares, lanchonetes, restaurantes) e comércio da moda, além de orientações gerais ao microempreendedor individual, produtor rural e proprietários de micros e pequenas empresas. Ainda há destaque para o empreendedorismo feminino, o mercado dos games, arranjos produtivos locais, gestão pública, crédito, cooperativismo, dicas sobre vendas e atendimento; entre outras ações.

Além de Nova Andradina, a Rota do Desenvolvimento passará ainda neste ano por Coxim, Dourados e Três Lagoas. São realizadores: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul (por meio da Semade), Sebrae, Sesc, Senac, Senai, Sesi, IEL, Senar, Sest Senat, e Sistema OCB/MS. Apoiam a iniciativa: Prefeitura Municipal de Nova Andradina, Amems, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Faems, Sistema Famasul, Sistema Fecomércio MS, Sistema Fiems, Fundect, UEMS, UFMS, Assomassul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo