Churrasco em Santos comemora os 20 anos da primeira luta de Acelino Popó Freitas como boxeador profissional

Quatro vezes campeão mundial prepara o seu retorno aos ringues em um mês na Arena Santos.

Acelino Popó de Freitas, o Popó, recebendo a homenagem de Pepe Altstut. - Crédito: Ivan Storti

Acelino Popó de Freitas, o Popó, recebendo a homenagem de Pepe Altstut. – Crédito: Ivan Storti

Faltando um mês para o seu retorno aos ringues, o quatro vezes campeão mundial de boxe, Acelino Popó Freitas, comemorou nesta terça-feira (14), os 20 anos de sua primeira luta como profissional. A data foi celebrada em Santos, onde mora atualmente, na companhia de amigos, com um churrasco. A iniciativa foi do empresário Pepe Altstut, diretor-presidente da Memorial, sem dúvida o maior entusiasta do boxe no brasil.

“Como o Popó vai voltar a lutar e tentar um novo título mundial para o Brasil, queremos resgatar aquele início do menino que lá na Bahia sonhava em vencer. Ele é um grande ídolo brasileiro, ajudou muito o esporte a crescer e temos de festejar essa data. Para nós, é um orgulho que ele tenha escolhido Santos para o seu retorno às lutas”, disse Pepe Altstut, que na juventude também foi boxeador.

Feliz com a homenagem e, sobretudo, com sua preparação para a volta aos ringues, Popó fez um balanço desses 20 anos. “Estamos mais experientes em termos de qualidade técnica, física, tática. Quando os anos passam, a gente fica mais maduro, mais cauteloso, mais inteligente. Não pensa como garotinho de 19 anos. Eu tinha vindo de um Panamericano e conquistado uma medalha. Passei a profissional, cheio de vontade de derrubar, de mostrar o meu talento”, destacou.

“O gostoso é poder voltar com o mesmo gosto, mesma força de vontade, só que com mais experiência. É como se fosse a primeira vez. O desejo de nocaute é o mesmo”, acrescentou Popó, que tem o incrível recorde de 29 vitórias seguidas por nocaute e lembra muito bem da sua estreia, 20 anos atrás: “Minha primeira luta foi com o paulista Adriano Soares, nocaute com um minuto e 34 segundos no primeiro round”, recordou.

Acelino Popó de Freitas, o Popó, recebendo a homenagem de Pepe Altstut. - Crédito: Ivan Storti

Acelino Popó de Freitas, o Popó, recebendo a homenagem de Pepe Altstut. – Crédito: Ivan Storti

No dia 14 de julho de 1995, Popó estreava como profissional diante de Adriano Soares, já demonstrando que seria um novo fenômeno, com vitória por nocaute logo no primeiro round. Depois, o que se viu foi uma “enxurrada” de vitórias levando os adversários à lona mais 28 vezes seguidas. Sua primeira luta internacional foi menos de um ano depois, em 2 de abril de 1996, ganhando por nocaute no segundo assalto.

No dia 16 de agosto de 1996 o primeiro título, Mundo Hispano, pelo Conselho Mundial de Boxe, nos pesos leves, superando Gutemberg Ferreira, por nocaute técnico. No exterior, a primeira luta foi na Costa Rica diante do norte-americano Johnny Montantes, no dia 10 de maio de 1997, com novo sucesso por nocaute técnico. Já o primeiro título mundial, pela Organização Mundial de Boxe (WBO), nos super penas, foi em 2 de agosto de 1999, na França, sobre o russo Anatoly Alexandrov, com nocaute no primeiro round.

A última vez que subiu ao ringue para um confronto foi em 2 de junho de 2012, derrotando Michael Oliveira, por nocaute técnico no nono assalto, em Punta Del Leste, no Uruguai. No total, foram 41 lutas, com 39 vitórias, 33 delas por nocaute e apenas duas derrotas.

RETORNO – No dia 15 de agosto, Popó volta a lutar, enfrentando o argentino Mateo Veron, 14 anos mais novo. A reestreia será na Arena Santos, pelos pesos meio médios (até 66,7 kg), a mesma categoria das estrelas Floyd Mayweather e Manny Pacquiao. Aos 40 anos de idade, ele vem treinando diariamente em Santos, correndo de manhã pela orla da praia e fazendo a parte técnica de tarde numa academia no Gonzaga, montada pela Memorial exclusivamente para ele. Na mesma noitada, outros destaques estarão em ação, como Vitor Freitas, sobrinho de Popó, que tentará o cinturão brasileiro dos leves, e também o seu filho, Igor Freitas, nos pesos pesados.

Fonte: FMA Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo