Anvisa determina interdição de medicamento para infecções

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou na última quinta-feira (09/07) a interdição cautelar de dois lotes do medicamento Cefalexina de 500 mg do Laboratório Teuto Brasileiro S.A., por apresentar problemas em sua fabricação.

A medida adotada pela Anvisa foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (10/07), e a interdição do antibiótico, utilizado no tratamento de algumas infecções, tais como sinusite, otite e infecção urinária, se deve a dois testes realizados com o produto, os quais se mostraram insatisfatório.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Anvisa, a interdição cautelar é uma medida preventiva, e não afeta diretamente os demais lotes do medicamento.

Foram interditados os lotes nº 3225197, com validade até março de 2016, e o de nº 3225139, com validade até novembro de 2015. Ambos foram reprovados nos quesitos ‘aspecto’ e de ‘friabilidade’, respectivamente. Enquanto o relatório final não for divulgado, a Anvisa sugere a todos os pacientes que faz uso deste medicamento que procurem um médico para avaliar a melhor forma de interromper o tratamento, ou de substituí-lo por outro.

Ainda segundo a Assessoria de Imprensa da Anvisa, a interdição cautelar é uma medida preventiva e temporária que vigorará pelo prazo de 90 dias, podendo ser prorrogada.

Com informações da Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo