Morre no Egito aos 83 anos, o renomado ator Omar Sharif

Ator Omar Sharif – Foto: Divulgação

Ator Omar Sharif – Foto: Divulgação

Morreu nesta sexta-feira (10/07) em um hospital na cidade do Cairo, capital do Egito, aos 83 anos de idade, o ator Omar Sharif, protagonista de importantes filmes tais como ‘Doutor Jivago’ e ‘Lawrence da Arábia’, tendo ambos sido sucesso de público e crítica.

O ator, de nacionalidade egípcia, morreu em decorrência de um ataque cardíaco que sofreu quando estava internado em um hospital no Cairo. A morte de Omar Sharif foi confirmada por seu empresário, Steve Kenis.

Omar Sharif foi indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante por seu papel no filme ‘Lawrence da Arábia’, produzido em 1962, que contracenou com Peter O’Toole. Ele também ganhou três prêmios do Globo de Ouro.

Ator Omar Sharif – Foto: Divulgação

Ator Omar Sharif – Foto: Divulgação

Em maio deste ano, o empresário do ator afirmou que Omar Sharif sofria de Alzheimer, e que ele havia decidido morar no Egito com o filho, Tarek Sharif.

“Ele [Omar Sharif] está morando no Egito estes dias e está sob os cuidados de seu filho Tarek [Sharif] e outros”, disse Steve Kenis na época.

Omar Sharif nasceu em Alexandria, no Egito, com o nome de Michel Shallhoub. Na década de 1960 foi um dos mais importantes atores de Hollywood, e o primeiro ator árabe a ganhar fama internacional.

Após o sucesso de Lawrence da Arábia’, Sharif foi convidado a atuar em outros filmes, dos quais se destacam ‘A Voz do Sangue’, ‘O Rolls-Royce Amarelo’ e ‘Doutor Jivago’, que o lançou para o estrelato mundial.

Ainda na década de 1960, Omar Sharif estrelou os filmes ‘O Ouro de Mackenna’, ao lado de Gregory Peck e Telly Savalas; e ‘Mayeling’, ao lado de Catherine Deneuve.

Na década de 1980, o ator voltou a fazer esporadicamente filmes no Egito, e em 2004, na França, Omar Sharif ganhou o Cesar de melhor ator por seu personagem no filme ‘Uma Amizade Sem Fronteiras’.

Omar Sharif em cena do filme ‘Doutor Jivago’ – Foto: Divulgação

Omar Sharif em cena do filme ‘Doutor Jivago’ – Foto: Divulgação

Filmografia Parcial do Ator Omar Sharif:

“Um Castelo na Itália” (2013)

“Al Mosafer” (2009)

“Mar de Fogo” (2004)

“Uma amizade sem fronteiras” (2003)

“O 13º Guerreiro” (1999)

“O Ladrão do Arco-Íris” (1990)

“Os Possessos” (1988)

“Top Secret! Superconfidencial” (1984)

“Funny Lady” (1975)

“Juggernaut – Inferno em Alto-mar” (1974)

“O Último Refúgio” (1971)

“Funny Girl – A Garota Genial” (1968)

“A Noite dos Generais” (1967)

“Felizes Para Sempre” (1967)

“Doutor Jivago” (1965)

“O Rolls-Royce Amarelo” (1964)

“A Queda do Império Romano” (1964)

“Lawrence da Arábia” (1962)

Homenagem:

Trailer do Filme ‘Doutor Jivago’:

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo