PMA apreende 860 canários peruanos na BR-060, próximo a Paraíso das Águas (MS)

Foto: PMA/MS – Divulgação

Foto: PMA/MS – Divulgação

A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na manhã desta segunda-feira (22/06), a informação de que policiais da corporação conseguiram apreender na Rodovia BR-060, nas proximidades do município de Paraíso das Águas, a 281 km de distância de Campo Grande, capital do Estado, 860 canários peruanos. Duas pessoas foram presas em flagrante.

De acordo com as primeiras informações, divulgadas pela Assessoria de Comunicação da PMA/MS, a apreensão dos pássaros e a prisão dos suspeitos aconteceram nesse domingo (21/06), durante uma fiscalização de rotina.

Segundo os dados que constam no Auto de Infração (AI), os quais foram repassados à imprensa, os policiais ambientais faziam uma blitz na rodovia quando avistaram um carro de passeio, e imediatamente sinalizaram para que o condutor parasse o veículo.

Durante a abordagem, os policiais checaram os documentos do motorista, um rapaz de 25 anos, os da passageira, uma mulher de 45 anos, e os do veículo, e constataram que estavam aparentemente em ordem.

No entanto, como o rapaz se mostrou excessivamente nervoso, os policiais militares ambientais decidiram vistoriar o carro, e solicitaram ao casal que descesse do veículo, e que esperasse ao lado da viatura policial.

A vistoria revelou que o casal estava traficando pássaros silvestres. No porta-malas do carro, dentro de gaiolas e de bolsas, foram encontrados e apreendidos canários peruanos, sendo que alguns já estavam mortos.

Em depoimento informal, a mulher disse ser a única proprietária dos animais, e que o rapaz não sabia de nada. O objetivo dela seria o de levar os pássaros para Brasília (DF), onde seriam comercializados.

Diante dos fatos apresentados, os policiais militares ambientais autuaram administrativamente o rapaz e a mulher, e os multaram em R$ 430 mil. Além disso, eles foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil, onde foram novamente autuados, desta vez por crime ambiental.

Na delegacia foi constatado que a mulher era reincidente no crime de tráfico de animais silvestres. Caso sejam condenados pela Justiça, cada um dos infratores poderá pegar uma pena que varia de 3 meses a 1 ano de prisão.

Os pássaros foram encaminhados para o Centro de Animais Silvestres (CRAS) em Campo Grande.

Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo