Desenhos e aquarelas pintadas por Adolf Hitler são leiloados na Alemanha

Desenhos e pinturas feitos pelo ditador austríaco Adolf Hitler foram leiloados neste sábado (20/06) em Nuremberg, no Sul da Alemanha – Foto: Daniel Karman/EFE

Desenhos e pinturas feitos pelo ditador austríaco Adolf Hitler foram leiloados neste sábado (20/06) em Nuremberg, no Sul da Alemanha – Foto: Daniel Karman/EFE

Uma série de desenhos e aquarelas pintadas pelo ditador austríaco Adolf Hitler, que governou a Alemanha entre os anos de 1933 a 1945, foi leiloada neste sábado (20/06) em uma casa de leilões de Nuremberg, no Sul do país. O valor arrecadado com as obras de arte alcançou os 391 mil Euros.

Entre as obras leiloadas, pintadas entre os anos de 1904 e 1922, há telas e desenhos com motivos florais, imagens das cidades de Praga (República Tcheca) e Viena (Áustria), além de um retrato de uma menina. Todas as telas possuem a assinatura ‘A. Hitler’.

A obra/tela mais cara, uma aquarela com vista do castelo alemão de Neuschwachstein, dada de presente de aniversário pelo ditador ao empresário Otto von Steibeins, foi vendida por 100 mil Euros.

Segundo informações da Assessoria da Casa de Leilão de Nuremberg, a pintura do Castelo de Neuschwachstein foi adquirida por um cidadão chinês, que comprou outras sete obras de Adolf Hitler. Os demais compradores são cidadãos dos Estados Unidos (EUA), França, Arábia Saudita, Alemanha e Brasil, que fizeram ofertas por telefone.

O leilão das obras de arte pertencentes ao ditador Adolf Hitler, assim como os anteriores, causou polêmica dentro e fora da Alemanha. A lei alemã prevê que qualquer objeto pertencente a ele pode ser vendido, desde que neles não apareçam símbolos nazistas, como a suástica.

A mesma casa de leilões vendeu em novembro de 2014 uma aquarela de Hitler por 130 mil Euros, um preço considerado elevado, mas que estava acompanhado da fatura original de 1916. O quadro foi adquirido por uma galeria de artes de Munique.

Adolf Hitler tentou, sem sucesso, dedicar-se exclusivamente as artes, principalmente à pintura, tendo inclusive, tentado estudar na Academia de Belas Artes de Viena, que se recusou a recebê-lo por duas vezes. Rejeitado, o ditador decidiu dedicar-se a política.

O número de obras de arte pintadas por Hitler ainda é desconhecido, mas especialistas acreditam que ele tenha desenhado e pintado entre 2 a 3 mil obras, entre desenhos, aquarelas, telas e azeites, sendo que algumas delas podem ter sido destruídas durante os bombardeios no decorrer da Segunda Guerra Mundial.

Com informações da Agência de Notícias EFE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo