Sindicatos Rurais de MS pretendem implantar Centro de Equoterapia

Representantes dos sindicatos de Itaporã, Jardim, Dourados, Rio Brilhante, Coxim, Maracaju, Nioaque e Aparecida do Taboado participaram do encontro para solicitar esclarecimentos sobre o projeto social.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A parceria formalizada entre o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o Sindicato Rural de Jardim possibilitou a implantação do Centro de Equoterapia ‘Passo a Passo’, que oferece gratuitamente atendimento terapêutico para crianças e adolescentes com deficiência ou necessidades especiais. Inaugurado em abril deste ano, o espaço atende 40 pacientes semanalmente, com o trabalho desenvolvido por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, fisioterapeuta, pedagogo e equitador.

O resultado já obtido pela iniciativa de Jardim despertou o interesse de sindicatos de outras regiões do Estado. Com isso, a equipe de planejamento do Senar/MS promoveu nesta sexta-feira (19) uma reunião com representantes de nove sindicatos, para orientar e sanar possíveis dúvidas sobre como implantar o Centro.

O presidente do Sindicato Rural de Aparecida do Taboado, Eduardo Antônio Sanchez, declarou que está confiante na criação de um centro no município, por já ter antecipado algumas pesquisas. “Conversamos com a direção da Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e identificamos uma demanda de 27 crianças que necessitam do tratamento na instituição. Por isso solicitamos ao Senar/MS esclarecimentos para que pudéssemos atender  crianças carentes da comunidade”, reforça.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Lúcio Damália, o diagnóstico para implantar o projeto já foi realizado no município. “Minha esposa, Wanda, assumirá a coordenação do centro e já iniciamos um trabalho, no qual verificamos os possíveis colaboradores que vão desde empresas a universidades. O próximo passo será reunir estes ‘parceiros’ e criar uma associação para formalizar a ideia”, argumentou.

No Sindicato Rural de Maracaju o projeto já está pronto e depende agora de parcerias para ser iniciado. A diretora-executiva, Cláudia Nogueira relata que ter um centro é um sonho acalentado há muito tempo. “Temos o espaço, os profissionais capacitados pelo Ande e uma demanda de 80 alunos, somente da Apae. Agora precisamos sensibilizar parceiros locais que auxiliarão no pagamento das despesas mensais”, finalizou.

Com a finalidade de apresentar o trabalho realizado no ‘Passo a Passo’, foi convidado o engenheiro agrônomo e ex-presidente do sindicato, Paulo Bózoli. “O processo de criação do projeto demandou uma pesquisa detalhada para sabermos quais os passos que deveríamos adotar, a fim de que o Centro cumprisse a responsabilidade social entre sindicatos rurais e comunidade”, salientou. O estudo foi apresentado como trabalho final de conclusão no programa Líder MS II – curso de especialização em Liderança Empreendedora do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS.

Bózoli esclareceu aos convidados a necessidade de visitar projetos em andamento e de preencher as informações solicitadas pelo Senar, como, por exemplo, sobre o local onde se pretende implantar o centro. “É importante que os responsáveis conheçam todos os critérios e visitem centros em funcionamento. Assim poderão avaliar se o sindicato pode atender a demanda. Gosto de reforçar que pior do que não ter um centro de equoterapia, é fechar um já existente”, ponderou.

Pioneirismo – Desde 2011, o Sindicato Rural de Brilhante desenvolve o atendimento para alunos da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. A equipe de trabalho participou de um treinamento em Brasília (DF), na Ande Brasil – Associação Nacional de Equoterapia e posteriormente, firmou parceria com a Prefeitura e a associação.

Representando o sindicato de Rio Brilhante, Adélia Monteiro Perdomo afirmou que o número de pessoas atendidas pelo projeto aumentou. “Iniciamos atendimento com 14 pacientes e atualmente são 28 atendimentos. Por isso ficamos interessados em participar da reunião para buscar novidades e saímos daqui decididos a trabalhar para ampliar o atendimento”, reforçou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo