Gestores da Fundação de Cultura participam de reunião sobre restauração da igreja Nossa Senhora do Carmo, de Miranda

Reunião realizada na Secretaria de Educação de Miranda (MS) – Foto: Divulgação

Reunião realizada na Secretaria de Educação de Miranda (MS) – Foto: Divulgação

Campo Grande (MS) – Os gestores da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Caciano Lima, Melly Sena e Rita Natália, participaram de reunião no dia 12 de junho, em Miranda, para tratar da restauração na igreja Nossa Senhora do Carmo, uma das principais construções históricas da cidade.

Estiveram presentes a secretária municipal de Educação e Cultura de Miranda, Walquíria Bitonti; o secretário de Turismo, Meio Ambiente e Recursos Hídricos do município, Duty Paiva; o bispo de Jardim, Dom João Gilberto de Moura; o padre Municipal Sandrosvaldo Gonçalves; integrantes da procuradoria jurídica da Mitra Diocesana com o Ministério Público Estadual, representado pela Promotora de Justiça Cínthia Giselle Gonçalves.

A reunião foi provocada pela sociedade civil por conta da reforma que acontecia na igreja, tombada como patrimônio histórico e cultural pelo Governo do Estado desde 1998. Segundo os gestores da Fundação de Cultura de MS, consta que o empresário Aparecido Rojo Duarte protocolou uma denúncia no Ministério Público Estadual por conta da pintura do prédio da igreja.

Igreja em Miranda (MS) sendo restaurada pela Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS – Foto: Divulgação

Igreja em Miranda (MS) sendo restaurada pela Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da FCMS – Foto: Divulgação

A igreja foi construída com fundação de pedra e concreto, estrutura de concreto e alvenaria de tijolos maciços com revestimento de argamassa, material que não recebe pintura, apenas lavagem com material específico para não descaracterizar a construção original. A imprensa local relata que um empresário e ex-vereador fotografou a torre da igreja sendo pintada e mostrou nas redes sociais. O grupo do Facebook “Amigos de Miranda” também repercutiu a postagem.

Na reunião ficou decidido que será assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre todas as partes envolvidas para que sejam recuperadas as características iniciais e elementos os mais próximos possíveis da construção original.

Miranda está entre as cidades mais antigas de Mato Grosso do Sul, fundada em 16 de julho de 1778. A Matriz de Nossa Senhora do Carmo é uma de suas construções centenárias, situada em frente à Praça Agenor Carrilho, e ladeada por prédios onde funcionam a Casa Paroquial (antiga residência das freiras), a escola Funlec e a sede atual da Prefeitura Municipal. A igreja foi construída em 1931 com inspiração eclética e atualmente pertence à Mitra Diocesana de Jardim.

Com informações da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo