MIS abre hoje inscrições para Curso de Fotografia Gratuito

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Campo Grande (MS) – O Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, abre nesta quarta-feira (3) as inscrições para a quarta parte do Curso de Fotografia do MIS 2015: Edição de Imagens Fotográficas com Software Livre. O curso é gratuito e são oferecidas 25 vagas, destinadas a amadores e iniciantes em fotografia.

O ministrante do curso e coordenador do MIS, Alexandre Sogabe, explica que este quarto e último módulo do Curso de Fotografia vai apresentar em aulas teóricas e práticas os principais questionamentos sobre o fazer fotográfico, a definição de linguagem fotográfica, o histórico das câmeras digitais, a questão da representação, as categorias estéticas em fotografia e o uso das cores.

O curso, que existe desde 2007, tem carga horária de 40 horas é dividido em quatro partes de dez horas: Curso de Fotografia: Câmera Básica, Introdução à Câmera Reflex, Edição de Imagens Fotográficas com Software Livre e Introdução à Linguagem Fotográfica.

O projeto “Amplificadores de Cultura” oferece ao público atividades nas áreas de artes plásticas, fotografia, vídeo, cinema, literatura, entre outras categorias artísticas, por meio de cursos, palestras e oficinas.

As partes do curso podem ser realizadas de forma independentes, uma vez que foram desenvolvidas para atender diferentes interesses em fotografia. Para os interessados que não participaram da primeira parte poderão cursá-la no segundo semestre, a partir de agosto, quando o museu oferece novamente o curso.

O Museu da Imagem e do Som tem por finalidade preservar os registros que compõem a memória audiovisual sul-mato-grossense, efetuando a salvaguarda dos bens culturais que formam a identidade cultural do Estado. O acervo do museu, formado a partir de doações particulares e institucionais, é composto por um rico material que contempla categorias como fotografia, vinil, CD, VHS, DVD, película, livro, catálogo e objeto.

Desde sua criação, o MIS vem desenvolvendo ações museológicas no sentido de contribuir com a formação e a difusão do conhecimento e da cultura no Estado, oferecendo à comunidade uma programação diversificada que compreende palestras, oficinas, cursos, seminários, mostras de cinema e exposições.

Para realizar o quarto módulo do curso é preciso ter uma câmera compacta, amadora. Aconselha-se trazer lanche para ser compartilhado.

Sobre o ministrante:

Alexandre Sogabe – Possui graduação em Artes Visuais pela UFMS (2006), especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela UNB (2010) e Mestrado em Estudos de Linguagens com tema em Fotografia (2014). Coordenou o 1º, 2º e 3º Concurso de Fotografias Patrimônio Histórico e Cultural de MS – Nossa Identidade. Ministrou Cursos de Fotografia em Publicidade e Propaganda na Anhanguera, e outros menores nas cidades de Bodoquena, Bonito, Corumbá e Dourados. Atualmente ministra Cursos de Fotografia no Museu da Imagem e do Som, e é professor do Senac em fotografia.

Serviço: O Curso de Fotografia – Introdução à Linguagem Fotográfica acontece de 9 a 11 de junho, das 14 às 17 horas. As inscrições permanecem abertas, a partir de hoje, até o preenchimento das vagas. Será conferido certificado de 10 horas/aula aos participantes. O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura e Cidadania, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar. Mais informações pelo telefone 3316 9178 / mis@fcms.gov.ms.br e mis.de.ms@gmail.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo