Centro Cultural inaugura nesta terça a exposição “Silhuetas do Pantanal”

Obra ‘Emas’ do artista plástico Stefan Grol. – Foto: Divulgação

Obra ‘Emas’ do artista plástico Stefan Grol. – Foto: Divulgação

Campo Grande (MS) – O Governo de Mato Grosso do Sul, por sua Fundação de Cultura (FCMS), recebe a exposição “Silhuetas do Pantanal”, do artista convidado Stefan Grol, nesta próxima terça-feira (12), às 19 horas, na Galeria Wega Nery do Centro Cultural José Octávio Guizzo.

A exposição mostra as pinturas feitas pelo artista de cenários do Pantanal, que é um lugar mágico, cheio de vida e graças à suas paisagens abertas é possível avistar vários animais. Entre 2009 e 2013, Stefan trabalhou como gerente e guia turístico numa pousada localizada na Nhecolândia, no Pantanal Sul. Nesse período teve o privilégio de vários encontros maravilhosos com a vida selvagem, com lembranças marcantes quando o Pantanal fica envolto de segredos, revelando-se em silhuetas. Isso pode acontecer na primeira luz quando as criaturas estão se mexendo depois de uma noite de sono, prontas para abraçar o novo dia, ou no entardecer, quando o cobertor escuro da noite vai gradualmente dominando a paisagem, ou talvez, em um dia enevoado, quando as nuvens baixas encobrem tudo em mistério.

“Espero que estas pinturas despertem a curiosidade destes momentos secretos e particulares que são o foco desta série, e que ainda, provoquem no público a mesma admiração que tenho todas as vezes que visito este mundo encantado”, conta o artista.

Obra ‘Lar nas Estrelas’ do artista plástico Stefan Grol. – Foto: Divulgação

Obra ‘Lar nas Estrelas’ do artista plástico Stefan Grol. – Foto: Divulgação

Stefan Grol nasceu no Rio de Janeiro, e logo se mudou com sua família para Inglaterra em 1978, retornando ao Brasil em 2009 para região do Pantanal e se mudou para Campo Grande no início de 2014. Cursou “Master of Arts” em Estudos Franceses e Empresariais na Universidade de Edimburgo (Escócia), expôs pinturas acrílicas no “The Society of Wildlife Artists” – Uma exposição anual realizada nas galerias Mall (Londres). Inspirado na visita que fez à selva de Bornéu, na Malásia, produziu uma pintura que foi vendida para o banco Standard Chartered, e hoje a obra se encontra na entrada principal do escritório central em Nova York.

Criou as imagens da coleção de verão dos chocolates “Plaisir du chocolate” em Edimburgo, cursou pós-graduação em Educação na Universidade de Kingston (Inglaterra), trabalhou como professor nas séries primárias na escola Pyrford Church of England Primary School, onde ensinou todas as disciplinas, incluindo artes.

Desde 2005 possui obras numa galeria de arte on-line especializada em arte de natureza – www.thelandgallery.com – e disponibiliza suas obras no site particular: www.stefangrol.com

Produziu em 2014 o livro “Segredos do Pantanal” com fotografias feitas na Pousada Embíara, em parceria com Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e atualmente é guia de turismo em várias pousadas no Pantanal Sul.

As exposições da Galeria Wega Nery têm a proposta de divulgar a produção artística contemporânea tanto local como de outros Estados, dando visibilidade para artistas iniciantes ou consagrados, que desenvolvam trabalhos em harmonia com as linguagens atuais da arte. Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1795.

Fonte: Auto Esporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo