Fondue, o gosto do inverno

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nosso inverno se caracteriza por mudanças bruscas de temperatura. Para os dias em que ela está mais baixa, não faltam receitas de pratos e bebidas quentes para que possamos nos aquecer.

Uma das opções para esta época do ano e que vem ganhando cada vez mais adeptos é juntar os amigos em uma noite qualquer para saborear uma fondue (isso mesmo: o nome é feminino), aquela comida com bastante charme por vir sobre uma espécie de lamparina, o rechaud, de onde as pessoas servem diretamente.

A história da fondue tem sua origem há alguns séculos na Suíça. Aconteceu que, depois de uma super produção de queijos na região dos Alpes, os povos que lá habitavam se viram na necessidade de estocar o excesso durante os períodos mais frios. Surgiu, então, a idéia de derreter o que estava sobrando e, para conservar, adicionar bebida alcoólica, que tanto poderia ser vinho ou aguardente – no caso, o kirsch – proporcionando estocá-los em blocos por longos períodos, pois seria necessário apenas derretê-los de novo para o consumo. Vem daí o nome fondue, que significa fundida, ou derretida, no idioma francês.

Situação semelhante a da origem ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial, quando os camponeses das regiões montanhosas não tinham como buscar mantimentos na cidade e se viram obrigados a aproveitar as sobras de queijo. Mas a fondue só ganhou fama na década de 50, graças ao chef Conrad Egli, do Restaurante Chalet Suisse, em Nova York, nos Estados Unidos, que passou a preparar novos sabores do prato, inclusive a fondue de chocolate.

Hoje, conhecemos fondues de carne, frango, peixe, camarão, além de outros sabores doces. E o que começou de forma rústica, devido à necessidade, se tornou um prato refinado pelo alto preço de alguns ingredientes.

No Brasil, a fondue se tornou comida típica de muitas cidades serranas voltadas para o turismo de inverno. Como por exemplo, temos Campos do Jordão, considerada a Suíça Brasileira, que realiza anualmente seu festival de fondues. Outros lugares, como Gramado (RS) e Itaipava (RJ), seguem pelo mesmo caminho.

Receita Básica: Fondue de Chocolate

Ingredientes:

  • – 100 gramas de chocolate meio amargo picado ou ralado;
  • – 100 gramas de chocolate ao leite picado ou ralado;
  • – 01 copo americano de creme de leite;
  • – 04 colheres de sopa de conhaque ou cachaça;
  • – 01 caixa de morangos;
  • – 01 rodela de abacaxi picada;
  • – 03 bananas picadas;
  • – 02 maças picadas;
  • – 01 laranja picada;
  • – 01 pão francês.

Modo de Preparo

Aqueça uma panela de fundo grosso. Em seguida, coloque o creme de leite e adicione os dois tipos de chocolate aos poucos, mexendo sem parar.
Quando estiver derretido, desligue o fogo e acrescente o conhaque ou a cachaça.
Passe o creme para uma vasilha de cerâmica ou inox.
Feito tudo isso, é só servir acompanhado das frutas e aproveitar.

* Reportagem e receita gentilmente cedidas pela Revista Destaque



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo