ZF apresenta sistema autônomo de direção em rodovias

Tecnologia estará pronta para ser comercializada em dois anos

Highway Driving Assist (Foto: Divulgação)

Highway Driving Assist (Foto: Divulgação)

Prepare-se para poder responder um e-mail ou ler um livro enquanto dirige. Se essas atitudes fossem realizadas nos dias de hoje, seriam consideradas perigosas, mas há grandes chances de serem tidas como normais no futuro próximo. O Grupo ZF, um dos três maiores fornecedores automotivos do mundo, apresentou nesta semana, em Potsdam, na Alemanha, o Highway Driving Assist – um sistema que esterça, freia e acelera automaticamente acima de 40 km/h.

Para ativar a novidade, basta entrar em uma rodovia, apertar o botão que aciona a tecnologia e pré-definir uma velocidade, que será mantida até que o carro encontre um veículo mais lento à sua frente, ou se outro automóvel atravessar a faixa. O motorista também pode determinar a distância que deseja estar do carro da frente. Pronto, aí é só abandonar o volante.

Highway Driving Assist (Foto: Divulgação)

Highway Driving Assist (Foto: Divulgação)

Ainda há outras duas funções para o sistema. O Highway Driving Assist faz uma espécie de varredura das marcações da pista. O objetivo é manter o carro no centro da faixa, já que o motorista não estará segurando o volante, que pode ser assumido a qualquer momento. Caso o condutor queira mudar de faixa, é preciso verificar se a pista está livre e acionar a alavanca da seta – o carro mudará de pista sozinho.

A ZF afirma que a tecnologia deve estar pronta para ser comercializada em apenas dois anos, mas que a viabilização do sistema dependerá das montadoras e da legislação de cada país.

O veículo de demonstração utilizado era equipado com um radar AC1000 e uma câmera de vídeo S-Cam 3 da ZF TRW. “A fusão dos dados entre câmeras e radares a cada 30-40 milissegundos ajuda a confirmar se determinada situação requer uma intervenção dos sistemas de bordo, como, por exemplo, da função de frenagem rápida pelo programa eletrônico de controle de estabilidade para a função de frenagem automática de emergência”, afirmou durante o evento Ken Kaiser, vice-presidente de engenharia da unidade global de eletrônica da ZF TRW.

De acordo com a marca, a câmera de vídeo S-Cam 3 começará a ser montada em uma série de sedãs do segmento compacto e crossovers na Europa, América do Norte e Ásia até o final de 2015. A próxima geração, a S-Cam4.x, terá lente tripla, que inclui uma lente telefoto para melhor capacidade sensorial de longa distância e uma lente fisheye (olho de peixe) para perto.

Fonte: Auto Esporte

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