Vulcão entra em erupção no Alasca e cinzas são lançadas a mais de 6 mil metros de altura

Vulcão Pavlof, no Alasca (EUA), que entrou em erupção neste domingo (27/03) – Foto: Royce Snapp/Alaska Volcano Observatory/Reuters

Vulcão Pavlof, no Alasca (EUA), que entrou em erupção neste domingo (27/03) – Foto: Royce Snapp/Alaska Volcano Observatory/Reuters

O Vulcão Pavlof, localizado nas Ilhas Aleutas, no Estado do Alasca, nos Estados Unidos (EUA), entrou em erupção no fim da tarde deste domingo (27/03), lançando cinzas a mais de 6 mil metros de altura. Ainda não há informações sobre vítimas, mas a região foi colocada em estado de alerta.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias essa é a primeira erupção do Pavlof registrada em três anos.

Segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês), a erupção aconteceu às 16h28min (horário local), e fez com que as autoridades elevassem para vermelho o estado de alerta na região.

Todos os moradores que residem nas proximidades do vulcão foram orientados a deixar a aérea. Os aeroportos próximos permanecem em operação, mas os pilotos estão sendo orientados a não se aproximarem da cratera.

O USGS divulgou um boletim agora a pouco informando que o vulcão entrou em erupção abruptamente, sem que houvesse indicações de atividade sísmica. Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de pequenos tremores de terra nas imediações da montanha onde fica localizado o Pavlof.

Um piloto de avião comercial informou que nuvens de cinza foram vistas assim que alcançou os 20 mil pés de altura (cerca de 6.100 metros), e que as mesmas estão se deslocando rumo a Região Norte.

O Vulcão Pavlof possui 2.528 metros de altura e 7 km de diâmetro em sua base. É formado por sucessivas camadas de lava endurecida, que está coberta por neve e gelo permanentemente.

Cientistas afirmam que o Pavlof é um dos vulcões mais ativos da Região das Aleutas, com emissões de cinzas e gases tóxicos que já alcançaram mais de 12 km de altura.

A cidade mais próxima do vulcão é a Cold Bay, localizada a cerca de 60 km de distância. Existem, no entanto, povoados próximos, os quais estão sendo esvaziados.

Com informações das Agências Reuters e EFE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo