Viviane Favery é campeã brasileira de Mountain Bike Maratona no Piauí

No interior de São Paulo, Sofia Subtil e Naydson Cortes são campeões da última etapa do Big Biker.

Vivi Favery – Foto: Divulgação

São Paulo (SP) – O final de semana foi especial para três dos nove atletas Specialized em ação pelo Brasil. Em Picos, no Piauí, Viviane Favery foi o destaque da marca, ao garantir mais um título na temporada para a Specialized Factory Racing Team. Em seu primeiro ano como profissional, a paulistana garantiu o título do Campeonato Brasileiro de MTB Maratona. Em São Antônio do Pinhal, Sofia Subtil (AOO Specialized) e Naydson Cortes (Specialized Hoffmann XCO) foram campeões da quarta e última etapa do Big Biker, nas categorias pro elite feminino e sport elite masculino, respectivamente.

Viviane Favery segue fazendo de 2015 um ano especial em sua carreira. Após superar desafios no exterior com êxito, como a Pisgah Stage Race e a Leadville Trail 100 MTB, ambas nos Estados Unidos, e garantir a quarta colocação no Brasileiro de MTB Cross Country Olímpico (XCO), Vivi foi além e sagrou-se campeã brasileira de Maratona. Com o tempo de 4h32min06, Vivi Favery superou a campeã do ano anterior, Tania Negherbon, com pouco mais de seis minutos à frente da adversária. Completaram o pódio Ana Luisa Panini, Lais Saes e Julyana Machado.

“Me sinto completamente honrada. É uma conquista com muito esforço, dedicação e foco. Abdiquei de muitas coisas ao longo dos últimos quatro anos para chegar aqui. Pelas realizações e resultados ao longo desse ano, posso dizer que me sinto merecedora desse título. Também sinto a responsabilidade de representar um público crescente de mulheres praticantes desse esporte, e por todas nós, sinto-me no dever de continuar merecendo esse título sempre que vestir a camisa”, comemorou Vivi Favery.

Vivi: seis minutos à frente da vice-campeã – Foto: Divulgação / CBC

Após entrarem na estrada de terra, Vivi e Tania escaparam das concorrentes e chegaram na primeira serra juntas. Mesmo não acompanhando o ritmo da adversária neste trecho, a paulistana manteve-se calma e, no single track seguido por uma área plana, conseguiu recuperar-se. Na segunda serra, Vivi não deixou a adversária se distanciar outra vez e garantiu o título ao não perder tempo no ponto de apoio. “Ataquei nesse momento e deu certo. Fui até o fim fugindo dela e das demais atletas. Minha bike S-Works Era se comportou muito bem e nas descidas fez a diferença, além de nos locais planos também ter dado muito conforto”, relatou.

Elite masculino – Entre os homens, Orlando Alves (Specialized Factory Racing Team) completou a prova na quarta colocação. Halysson Ferreira foi o campeão, seguido de Marcelo Moser e Wolfgang Olsen, enquanto Robson Ferreira completou o pódio em quinto. “Muito feliz com meu rendimento, porque foi uma prova de recuperação. No Areial, ponto mais crítico, necessitei fazer uma parada forçada e perdi um tempo valioso, retornando em décimo. Fui crescendo e recuperando todas as posições novamente até a linha de chegada, decidida no sprint final. Perdi a medalha de prata por milésimos de segundos, garantindo o quarto lugar”, relembrou Orlando, que pedalou com a S-Works Stumpjumper HT.

Orlando (4) no pódio da elite masculina – Foto: Divulgação

Embaixador Specialized, Loris Verona também teve um dia de superação. “Foi uma prova boa. Larguei bem e apesar do ritmo difícil estava suportável. O vento contrário ajudou a amenizar o calor, mas mesmo assim dificultou bastante. Infelizmente, antes da primeira serra deixei minha garrafa cair e perdi um tempo considerável. Até a segunda serra sempre tive contato visual com o pelotão principal, até chegar em um trecho onde tínhamos de empurrar a bike”, relatou Loris, que pedalou com sua S-Works Epic WC.

Após andar boa parte da prova no top 10 da competição, Loris teve problemas no Km 72 dos 90 pedalados. “Um adversário me fechou e acabei caindo em uma área de pedras. Foi quando meu pneu furou. Daí para frente o pneu baixou algumas vezes e demorou para eu conseguir vedar o furo. Perdi diversas posições, mas foi uma experiência incrível largar ao lado ciclistas que andam muito bem. Essa foi minha primeira prova na elite. A lição está aprendida e espero melhorar cada vez mais nas próximas”, finalizou Loris.

Big Biker Cup 2015 – Na prova de maratona patrocinada pela Specialized, a marca esteve representada por seis atletas, e garantiu pódio com quatro deles. Além dos títulos de Sofia Subtil e Naydson Cortes, outros dois ciclistas da Specialized Hoffmann XCO se destacaram: Tiago Rodrigues, na sport elite, e Larissa Brasa, na sport sub-25, ambos foram vice-campeões de suas disputas. Ainda na categoria de Naydson e Tiago, João Vitor Hoffmann foi o sexto colocado, assim como Hadi Akkouh (Specialized Factory Racing Team), que completou a pro team b, junto com sua dupla Laurent Garnier, também na sexta posição.

Sofia (1) no pódio da pro elite em Santo Antônio do Pinhal – Foto: Divulgação

Campeã da etapa em 2014, Sofia confirmou seu reinado em Santo Antônio, ao vencer sob sua Era FSR Comp Carbon com o tempo de 3h38min46. “Consegui ganhar, mas não foi nada fácil. Peguei uma gripe na quinta (27) e acabei sentindo minhas pernas bambas a prova toda. Mesmo não estando 100% fisicamente, dei meu máximo para chegar em primeiro. Depois do tradicional deslocamento no início, a Mari Carcute encostou em mim e fomos juntas até o km 20. Nas subidas abri vantagem e fui na frente até o fim”, relatou. Completaram o pódio Sara Maniezo, Andreia Calazans, Mariana Carcute e Marcia Cardinali.

Na sport elite, Naydson Cortes e Tiago Rodrigues garantiram à equipe a dobradinha, com Naydson subindo ao pódio acompanhado de sua Epic Elite Carbon WC. “Larguei atrás e tive de ir recuperando, pra me juntar no pelotão. Logo no começo da serra, o Tiago estava sobrando e junto com outro atleta saímos em fuga. No meio da serra abri vantagem deles e vi a diferença que minha bike full suspension fez”, relatou Naydson. “O Naydson puxou o ritmo a prova inteira. Cheguei a estar em quinto lugar e na parte da prova com estilo do XCO consegui buscar o vice da categoria”, contou Tiago.

Sobre a Specialized – A Specialized foi fundada em 1974 por ciclistas, para ciclistas. Com base no norte da Califórnia, tem o foco nas necessidades dos praticantes, produzindo produtos funcionais e tecnicamente avançados, que fornecem um benefício de desempenho.