Armazenamento de Células Troncos a partir de dentes de leite está disponível para MS

O armazenamento das células-tronco do dente de leite das crianças já é uma realidade no Brasil e também já está disponível para a população de Mato Grosso do Sul. Os cirurgiões-dentistas do estado poderão oferecer esse serviço para os pacientes, por meio da empresa R-Crio Criogenia S.A, sediada em Campinas (SP).

A partir de células-tronco mesenquimais retiradas do dente de leite das crianças, já é possível uma reprogramação celular capaz de auxiliar na regeneração de diversos tipos de tecidos e órgãos, tais como: pele, células beta (pâncreas), cartilagem, tecido nervoso e adiposo, ossos, tecido cardíaco, fígado, dentes e músculos. Além disso, surgem possibilidades de tratamentos inovadores para doenças hoje consideradas incuráveis como Alzheimer, Autismo e até Câncer.

A principal diferença das células-troncos do cordão umbilical é que elas só servem para solução de problemas sanguíneos, como leucemia. Já as mesenquimais servem para a regeneração de qualquer tipo de tecido, como pele e osso.

O odontopediatra há 26 anos, Daniel Borges Daniel, e presidente da ABO-MS (Associação Brasileira de Odontologia – Seção MS) é um dos profissionais do Estado que começará a oferecer esses serviços aos pacientes.

Daniel Borges explica que o dente de leite mais utilizado para a remoção das células troncos é o canino inferior, que é retirado quando a raiz atinge 1/3 da reabsorção, um pouco antes da queda natural. Essa retirada em média acontece por volta de oito ou nove anos de idade, mas o período ideal é apontado por meio de uma radiografia panorâmica. O dente é colocado na solução conservante e em até 48h estará no laboratório, que fará a multiplicação das células e testarão a viabilidade.

O cientista Dr. José Ricardo Muniz Ferreira, e investidor da R-Crio Criogenia S.A estudou e aprimorou a técnica de extração, armazenamento e cultivo das células, para a garantia de que elas estarão íntegras e com a capacidade máxima preservada para desempenharem as funções para as quais serão exigidas. Segundo Ferreira, as células do dente de leite são especiais pois possuem grande potencial de multiplicação e se transformam em qualquer célula do corpo humano. “Um verdadeiro tesouro: células-tronco jovens e de alta versatilidade”, garante.

Palestra:

A ABO-MS realizará, no dia 20, a partir das 19h30, uma palestra sobre o tema: “R-crio Criopreservação de Células-tronco” e será ministrada por José Ricardo Muniz Ferreira, fundador e diretor-presidente da R-Crio Criogenia S.A. O evento é destinado a cirurgiões-dentistas e médicos.

As vagas serão limitadas. Por isso, os interessados deverão confirmar presença pelos telefones: (67) 3383-3842/ 9 9212-8088. O auditório da ABO-MS está localizado na Rua da Liberdade, 836, Monte Líbano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo