Terremoto em Taiwan causou a morte de 14 pessoas e deixou outras 500 feridas

Equipes de resgate trabalham em prédio que desabou no terremoto que atingiu Taiwan nesta sexta-feira (05/02) – Foto: Sam Yeh/AFP

Equipes de resgate trabalham em prédio que desabou no terremoto que atingiu Taiwan nesta sexta-feira (05/02) – Foto: Sam Yeh/AFP

O forte terremoto que atingiu Taiwan nesta sexta-feira (05/02) já causou a morte de pelo menos 11 pessoas e deixou outras 500 feridas, segundo informações das autoridades locais, que acreditam que o número de vítimas pode aumentar nas próximas horas.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, citando como fonte o Serviço de Meteorologia dos Estados Unidos (USGS – sigla em inglês), o terremoto atingiu a magnitude de 6,4 graus na Escala Richter, a uma profundidade de 10 km, e com epicentro a 43 km a sudeste da cidade de Tainan.

Ainda segundo as agências internacionais de notícias, centenas de pessoas estariam soterradas sob os escombros de prédios e casas que desabaram.

Ao todo, cerca de 14 edificações teriam desabado em Tainan, incluindo um edifício de 17 andares. Outros, no entanto, permaneceram de pé, desabando parcialmente.

Segundo o Serviço Nacional de Emergências de Taiwan, 52 pessoas ficaram gravemente feridas, tendo todas sido levadas às pressas para hospitais em outra cidade. Ainda existem pessoas sob os escombros.

Até o momento as equipes de resgate conseguiram salvar 258 pessoas, que foram encaminhadas para hospitais. A maioria teve ferimentos considerados leves.

Equipes de resgate socorrem criança ferida em terremoto que atingiu Taiwan nesta sexta-feira (05/02) – Foto: AFP

Equipes de resgate socorrem criança ferida em terremoto que atingiu Taiwan nesta sexta-feira (05/02) – Foto: AFP

Sobreviventes da tragédia disseram que o panorama em Tainan é devastador, com prédios em ruínas e vários outros inclinados, podendo desabar a qualquer momento. Há vazamento de gás, e o fornecimento de energia elétrica e água potável foram suspensos.

As autoridades Taiwanesas disseram que o terremoto deixou 168 mil casas sem energia elétrica e 40 mil sem água. Um posto de combustível ficou seriamente danificado e teve que ser evacuado, devido ao risco de explosão.

O trem de alta velocidade que liga a Região Sul a Região Norte de Taiwan parou de funcionar, devido aos danos nos trilhos. Milhares de pessoas não puderam voltar para suas casas.

O presidente do país, Ma Ying-jeou, e o primeiro-ministro, Chang São-cheng, disseram que irão a Tainan verificar de perto a situação da cidade e, principalmente, mostrar solidariedade as vítimas e familiares.

O Serviço Sismológico de Taiwan informou que existe a possibilidade de novos tremores de terra na região, e aconselhou a todos que permaneçam distantes das edificações.

 

Com informações das Agências France Presse, Reuters e EFE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo