Tempestades e inundações atingem a França e deixa pelo menos 16 mortos e 3 desaparecidos

Moradora passa por carros danificados após uma forte tempestade que atingiu Biot, na França, entre sábado (03/10) e domingo (04/10) – Foto: Eric Gaillard/Reuters

Moradora passa por carros danificados após uma forte tempestade que atingiu Biot, na França, entre sábado (03/10) e domingo (04/10) – Foto: Eric Gaillard/Reuters

Uma forte tempestade atingiu na noite deste sábado (03/10) o Sudeste da França, causando destruição e mortes em várias cidades. Três pessoas encontram-se desaparecidas, e pelo menos 24 ficaram desabrigadas.

As autoridades locais decretaram estado de ‘catástrofe natural’ na região e pediram ao Governo Central ajuda para reconstruir a infraestrutura danificada pelas chuvas e ventos.

O presidente da França, François Hollande, assegurou que seu governo irá ajudar financeiramente as cidades atingidas. Ele visitou a cidade de Biot, no Norte de Antibes, onde três pessoas, todas idosas, morreram depois que a casa onde estavam foi totalmente inundada pelas águas do rio que ‘corta’ a província.

Equipes de resgate foram enviadas para a região, e já começaram os trabalhos de busca e salvamento das pessoas que se encontram desaparecidas. As autoridades francesas, no entanto, disseram que as chances de encontrar alguém com vida são muito remotas, já que elas estavam em subterrâneos de difícil acesso, e que estão embaixo d’água.

O presidente francês viajou para a região na companhia do ministro do Interior, Bernard Cazeneuve. Ambos devem visitar todas as cidades atingidas.

Hollande e Cazeneuve também estão sobrevoando a região de helicóptero, com o objetivo de observarem melhor os danos causados pelas chuvas e inundações.

François Hollande disse ainda, que as indenizações às vítimas que perderam todos os seus pertences serão pagas em um prazo de três meses, e que está sendo criado um fundo de compensação para as cidades mais atingidas, e que sofreram danos em sua infraestrutura.

Ainda segundo o presidente francês, será criada uma verba de financiamento para os comerciantes afetados, para que eles possam reabrir suas lojas e comércios o mais rapidamente possível.

O Serviço Meteorológico da França informou que em menos de três horas caiu sobre a região cerca de 200 litros por metro quadrado, o equivalente a 10% do total de chuvas que costuma cair em um ano.

As regiões mais afetadas pela tempestade foram Nice (leste) e Mandalieu-a-Napoule (oeste). Durante o temporal, o tráfego de trens nas regiões afetadas foi suspenso, mas aos pouco está voltando a normalidade.

Ao todo, 30 mil famílias ainda permanecem sem eletricidade e sem telefonia fixa e móvel.

Com informações das Agências France Presse e EFE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo