Rússia inaugura novo centro de lançamentos de foguetes

Foguete Soyuz 2, lançado na manhã desta quinta-feira (28/04) da nova Base Espacial de Vostochni, na Rússia. O foguete colocará em órbita da Terra três satélites científicos – Foto: Kirill Kudryavtsev/Pool/AP

Foguete Soyuz 2, lançado na manhã desta quinta-feira (28/04) da nova Base Espacial de Vostochni, na Rússia. O foguete colocará em órbita da Terra três satélites científicos – Foto: Kirill Kudryavtsev/Pool/AP

O Governo da Rússia lançou na manhã desta quinta-feira (28/04) da Base de Lançamentos de Vostochni, recém-inaugurada, um foguete Soyuz 2, que tem como 1ª missão, colocar em órbita do Planeta Terra três satélites científicos.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, citando como fontes autoridades russas, o lançamento, feito do cosmódromo, acontece depois de uma tentativa frustrada realizada na quarta-feira (27/04), a qual não teve os resultados desejados.

O lançamento de hoje é uma boa notícia para o Programa Espacial Russo, que pretende desativar por completo a Base de Lançamentos de Baikonur, que se encontra obsoleta.

O sucesso de hoje também marca uma vitória para o Governo Russo, porque trata-se da retomada da indústria russa, que foi por muitos anos “humilhada” por vários fracassos.

Segundo a Agência Espacial Russa, o lançamento de hoje foi um sucesso, tendo o foguete Soyuz respondido de forma satisfatória.

“O lançamento do foguete foi um sucesso e ocorreu na hora prevista, às 11H01 local [23H01 Brasília de quarta-feira]. Os três satélites já estão em órbita”, informou a agência espacial russa de Roskosmos.

As emissoras de TV da Rússia divulgaram imagens do lançamento, tendo o foguete Soyuz 2 ultrapassado o céu azul e atingindo a atmosfera da Terra.

A primeira tentativa de lançamento, ocorrida nesta quarta-feira (27/04), foi cancelada automaticamente na última hora, devido a problemas técnicos, provavelmente uma falha em um dos cabos.

O presidente russo, Vladimir Putin, viajou até o extremo oriente do país para prestigiar o lançamento, e segundo fontes russas, que preferiram não se identificar, ele teria dito a assessores que não iria perdoar falhas.

“Quero felicitar a todos. Podemos ter orgulho. Ontem a técnica teve um momento ruim e o lançamento foi suspenso, mas isto acontece. É um fenômeno normal. O mais importante é que a plataforma de lançamento funciona. Ainda resta muito por fazer, mas é um passo sério e resoluto rumo ao desenvolvimento do setor espacial russo “, declarou Putin.

A Base de Lançamentos de Vostochni é considerada uma das maiores do país, e custou cerca de 5 bilhões de euros. Ela foi erguida no local da antiga base de mísseis soviéticos Svobodny-18.

As obras tiveram início em 2012, em uma região pouco povoada, tendo algumas pessoas que residiam nas imediações, sido realocadas para outras áreas, muito distantes. Ao todo, trabalharam na região cerca de 10 mil trabalhadores, que construíram 100 km de estradas, 100 km de ferrovias e uma cidade com capacidade para 25 mil habitantes, a qual deverá ser ocupada por funcionários da Base Espacial e seus familiares.

A principal vantagem da Base de Vostochni é que se encontra em território russo, o que permite ao governo tornar-se independente. A Base de Baikonur fica localizada no Cazaquistão, e é alugada por cerca de US$ 115 milhões anuais.

Com informações das Agências Reuters e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo