Rede Comunitária em Bragança Paulista reativa poço que beneficia Escola Rural

Após anos de abastecimento de água por meio de um carro pipa, comprado pela Prefeitura local, a Escola Municipal Rural Estiva do Agudo, em Bragança Paulista, reativou o poço artesiano, para proporcionar água de qualidade para as crianças. É uma das realizações do Projeto “Fala Comunidade”.

Este é um dos dois projetos apoiados em Bragança Paulista pelo Instituto Arcor Brasil, no âmbito do Fundo Comunidade em Rede. O outro projeto que tem apoio técnico e financeiro no município é o “Teia – Ações Comunitárias Articuladas”.

A ação da rede de parceiros resultante do Projeto “Fala Comunidade” está beneficiando 42 alunos de ensino fundamental usuários da Escola Municipal Rural Estiva do Agudo. Foi uma iniciativa que ganhou maior dimensão, considerando que Bragança Paulista integra a bacia do rio Piracicaba, uma das áreas mais atingidas pela crise hídrica que afetou grandes territórios da Região Sudeste do Brasil nos dois últimos anos.

A reforma do poço artesiano foi uma atividade de parceria do Projeto “Fala Comunidade” com as secretarias municipais de Obras e de Educação. O projeto adquiriu uma bomba nova e a Secretaria de Obras ofereceu a mão de obra. O próximo passo será comprar as mangueiras e uma bomba para o transporte de água para a quadra de esportes próxima à comunidade, ampliando, portanto, o número de beneficiados.

O Projeto “Fala Comunidade” tem como proponente a Associação de Produtores Rurais e dos Moradores dos Bairros do Agudo e da Estiva do Agudo, e como parceiros a Secretaria Municipal de Educação, as Escolas Municipais Rurais Estiva do Agudo e “Profa. Lenar Alvarez Santiago Acedo” e Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer.

Outro projeto em Bragança Paulista é o “Teia – Ações comunitárias articuladas”, que tem a Fundação Comunidade da Graça como proponente e como parceiros a Secretaria Municipal de Educação, APM da Escola Municipal “Prof.Orlando Pinto de Oliveira”, Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social (Semads), CRAS Santa Libânia, CRAS Águas Claras, CRAS Planejada e CRAS Julio de Mesquita, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI e Posto de Saúde da Família Cidade Jardim.

O projeto já abrange, portanto, uma rede mais ampla, de forte caráter intersetorial, que está promovendo, por exemplo, um detalhado diagnóstico sobre as necessidades e potencialidades das comunidades abrangidas. Uma ação em total sintonia, nesse sentido, com os propósitos do Fundo Comunidade em Rede.

Fundo Comunidade em Rede – O objetivo do Fundo Comunidade em Rede é fortalecer as organizações de base e facilitar a elaboração de projetos territoriais coletivos. O Fundo deriva de parceria entre a Inter American Foundation (IAF), dos Estados Unidos, e seis membros do Bloco Brasil da RedEAmérica: Instituto Arcor Brasil, Instituto Holcim, Fundação Otacílio Coser, Fundação Aperam Acesita, Instituto Votorantim e Instituto Camargo Correa.

No total, são 11 projetos apoiados pelo Fundo, em quatro estados. Além de apoiar projetos em Ubatuba e Bragança Paulista, o Instituto Arcor Brasil é o gestor financeiro do Fundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo