Raiza Goulão e Rubinho Valeriano Buscam pontos nos rankings internacionais na Taça Brasil de MTB

Competição em Rio das Ostras (RJ) ofertará 60 pontos aos campeões das elites, na corrida para os Jogos Olímpicos de 2016.

Rubinho Valeriano – Foto: Fabio Piva / Specialized

Rubinho Valeriano – Foto: Fabio Piva / Specialized

São Paulo (SP) – Atrás de pontos para elevar a classificação do País na busca por mais vagas nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e se garantirem na disputa, a dupla de ciclistas da AOO Specialized, Raiza Goulão e Rubinho Valeriano, compete neste domingo (4) na terceira e última etapa da Taça Brasil de MTB, em Rio das Ostras. Classe C1 na UCI (União Ciclística Internacional), a prova no interior do Rio de Janeiro ofertará 60 pontos aos campeões das elites. Enquanto Raiza é a líder brasileira no ranking mundial, Rubinho é o número 2 entre os homens.

Como país-sede da Olimpíada de 2016, o Brasil já tem uma vaga garantida em cada prova do mountain bike XCO (Cross Country Olímpico). Atualmente, o País ocupa a 16ª colocação entre os homens e a 14ª entre as mulheres nos rankings olímpicos. Para garantir mais uma vaga no masculino, os três melhores ciclistas brasileiros têm que garantir a 13ª colocação, enquanto no feminino as três melhores pontuadas precisam estar na oitava colocação no ranking das nações dentro do ciclo olímpico (de maio de 2014 a maio de 2016) para abrir outra vaga.

Raiza Goulão – Foto: Divulgação

Raiza Goulão – Foto: Divulgação

“Além de ser uma prova importante, classe C1, teremos, com certeza, a presença de atletas estrangeiros, o que eleva ainda mais o nível da competição. Conheço o percurso e espero conseguir um bom desempenho, sempre pensando na Rio 2016”, avalia Raiza Goulão, que pedalará com sua S-Works Era. “Pude me recuperar um pouco das últimas viagens e focar nos treinos. Agora, só quero pensar e planejar a prova no domingo, esquecer do resto e fazer o que mais gosto, pedalar”, completa a goiana, número 19 do mundo, com 952 pontos, que será uma das representantes do Brasil no Aquece Rio de MTB na próxima semana, na pista olímpica de Deodoro.

Rubinho Valeriano chega a Rio das Ostras motivado pelo vice-campeonato da Copa América de MTB, na Argentina, quando somou 40 pontos nos rankings internacionais,há duas semanas. “Minha expectativa é alta. Venci ano passado e vou tentar sair de novo com o título. Os adversários vão chegar fortes, será uma pista técnica e exigirá bastante da pilotagem, meu estilo preferido. Espero estar me sentindo 100%, porque tem duas subidas bem íngremes, e além disso temos que saber poupar no restante do circuito. Saber administrar”, conta o ciclista mineiro.

Rubinho, Érick, Lucas e Zé Gabriel – Foto: Fabio Piva / Specialized

Rubinho, Érick, Lucas e Zé Gabriel – Foto: Fabio Piva / Specialized

Pelo fato de seguir no Estado do Rio de Janeiro, onde também disputará o Aquece Rio, Rubinho levará na bagagem suas duas bicicletas Specialized. “Levarei a full suspension S-Works Epic World Cup e a hardtail S-Works Stumpjumper HT World Cup, porque na semana seguinte já tem o evento preparatório para Rio 2016. Assim, já quero conhecer o local e treinar com as duas bikes. E se conseguir a vaga para a Olimpíada, já estarei melhor preparado”, revela o número 60 do mundo, com 451 pontos.

Mais atletas na disputa – A marca norte-americana estará representada por outros sete atletas de duas equipes na Taça Brasil de MTB. Também pela AOO Specialized, competem Zé Gabriel Marques e Sofia Subtil, ambos pela sub-23, além de Érick Bruske e Lucas Sírio, na júnior e juvenil, respectivamente. Representando a Specialized Hoffmann XCO estarão Tiago Rodrigues na elite, Naydson Cortes, na sub-23, e Larissa Brasa, na júnior.

Érick Bruske avalia a sequência de competições. “Acabo de voltar da Argentina após disputar a Copa América e a Copa Buenos Aires, duas provas valendo pontos para o ranking UCI Junior Series, com ótimas experiências na bagagem. Na Taça Brasil de MTB, em Rio das Ostras, espero fechar com guidão de ouro meu ciclo na júnior, vencendo todas as etapas de 2014 e 2015 da categoria nesta competição. Será a quinta prova nesse ciclo. Depois disso, passo a focar na decisão da Copa Internacional de MTB, em novembro, quando já começarei a planejar 2016”, conta Bruske, que compete na Taça Brasil com sua S-Works Epic World Cup.

Competindo na mesma categoria de Érick Bruske, Larissa Brasa também chega a Rio das Ostras em bom ritmo de competição. “Minha expectativa é ótima, principalmente porque na Taça Brasil de MTB teremos uma boa pontuação no ranking brasileiro da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo), o qual estou na vice-liderança. Espero conquistar um bom resultado e somar pontos importantes. Estou bem preparada e me sentindo bem”, contou Larissa. A ciclista de Botucatu (SP) pedalará com sua Fate Expert Carbon.

Tiago Rodrigues – Foto: Divulgação

Tiago Rodrigues – Foto: Divulgação

Sobre a Specialized – A Specialized foi fundada em 1974 por ciclistas, para ciclistas. Com base no norte da Califórnia, tem o foco nas necessidades dos praticantes, produzindo produtos funcionais e tecnicamente avançados, que fornecem um benefício de desempenho.

Mais informações:

Site: www.specialized.com.br

Facebook: www.facebook.com/specializedbr

Instagram: @specializedbr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo