Programa Escola em Movimento dará apoio a projetos de 12 escolas em Contagem (MG)

No dia 18 de março acontecerá a assinatura dos convênios relativos aos 12 projetos que o Instituto Arcor Brasil apoiará em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), como parte da terceira edição do Programa Escola em Movimento. Os projetos serão implementados entre 2016 e 2017.

O Programa Escola em Movimento é uma iniciativa regional, sendo desenvolvido na Argentina, Brasil e Chile pelo Grupo Arcor. Tem como objetivo apoiar iniciativas que promovam a vida ativa, através do movimento, em escolas públicas do ensino fundamental dos três países.

No Brasil, o Programa Escola em Movimento, executado pelo Instituto Arcor Brasil, teve uma primeira edição, entre 2013 e 2014, com apoio a projetos de 13 escolas de ensino fundamental no interior de São Paulo. Uma segunda edição está em curso, entre 2015 e 2016, com apoio a projetos de 16 escolas de Pernambuco.

Projetos apoiados – Dança, esportes não convencionais, música, alimentação saudável. Os 12 projetos que serão apoiados em Contagem pelo Instituto Arcor Brasil abrangem uma temática diversa, evidenciando as múltiplas potencialidades da vida ativa.

“Atividades ao ar livre: saúde e lazer na escola” é o título do projeto da Escola Municipal “Vereador Benedito Batista”, com o objetivo de propiciar aos alunos momentos de atividades ao ar livre. Por sua vez, a EM “Sônia Braga da Cruz Ribeiro Silva” vai desenvolver o projeto “Corporeidade, expressão e futuro”, visando inserir alunos no mundo digital.

A EM “Rita Carmelinda Rocha” vai implementar o projeto “Espaço e Movimento”, montado para despertar entre os alunos a necessidade de cuidado com o corpo. Já a EM “Professora Julia Kubitschek de Oliveira” terá apoiado o projeto “Minha escola, meu espaço”, que terá a meta de promover atividades lúdicas e esportivas. “Esportes não convencionais na escola” é o tema do projeto da EM “Professora Ana Guedes Vieira”, e que terá como objetivo proporcionar conhecimento e prática de esportes não convencionais.

A EM “Professor Hilton Rocha” vai executar o projeto “HR: espaço de movimento”, promovendo a consciência sobre o estilo de vida ativa e a melhoria da qualidade de vida. O projeto da EM “Prefeito Sebastião Camargos” é “Acelerando e integrando no ritmo da educação”, que terá como propósito compreender a cultura musical e expressão corporal como uma construção.

“Escola em movimento pela paz” é o instigante título do projeto da EM “Padre Joaquim de Souza Silva”, concebido para melhorar a qualidade de relacionamento na comunidade escolar.      A EM “Otacir Nunes dos Santos” receberá o apoio do Instituto Arcor Brasil para o projeto “Estação Saúde”, que se propõe a oferecer espaço e equipamentos para a prática de exercícios de força (calistenia), tanto para alunos como para a comunidade.

A EM “Jenny de Andrade Faria” vai realizar o projeto “A dança em movimento”. A EM do Bairro Tropical vai implementar o projeto “Diversidade em movimento: o corpo fala”. E, por último, a Escola Estadual “Laurita de Mello Moreira” desenvolverá o projeto “Atividade física e alimentação saudável: a escolha perfeita”, estruturado com o propósito de despertar nos alunos o espírito esportivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo