Prevenção com vacina gera economia

O retorno à sociedade pode ser até 44 vezes o valor investido.

Foto: Camilla Acosta/Cortesia

Foto: Camilla Acosta/Cortesia

Os benefícios que as vacinas trazem para a saúde da população são enormes, pois erradicam doenças e trazem mais qualidade de vida. Mas essa prevenção pode trazer benefícios econômicos também, por isso os investimentos nesta área não podem parar.

Segundo uma pesquisa realizada por Sachiko Ozawa, cientista assistente da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, dos Estados Unidos, comprova que além da conhecida vantagem de prevenir diversos tipos de doença, os ganhos provenientes das vacinas podem se estender à economia, gerando um retorno até 44 vezes superior ao valor investido.

Desde o século 18 quando o naturalista e médico britânico Edward Jenner criou a primeira vacina, que possibilitou uma imunização contra a varíola, este é o método mais eficaz de prevenir contrações de doenças e possíveis epidemias. O estudo foi feito analisando países baixa e média renda e de gastos diretos e indiretos em relação a doenças que podem ser prevenidas, foi possível constatar um retorno econômico efetivo.

Apenas nas despesas diretas de atendimento ao paciente, verificou-se uma economia de 16 dólares para cada dólar investido inicialmente (transformando os valores em reais, a proporção continua a mesma). Indo além, e examinando os benefícios indiretos, como maiores expectativa e qualidade de vida e a redução dos gastos do governo com tratamentos, observa-se que a redução de investimentos pode chegar a 44 por unidade investida. Essa quantia economizada, então, pode ser aplicada em diversos setores que tragam outras vantagens para a população.

Para esta pesquisa foram analisados apenas 10 tipos de vacina, incluindo as de febre amarela, hepatite B, HPV e sarampo, o que já demonstra o extenso benefício do método para a saúde pública, de forma geral.

“A imunização através de vacinas não traz apenas benefícios individuais e sim para toda a população, tanto no âmbito de saúde pública como econômico. Os gastos evitados com tratamentos são expressivos, sem contar a qualidade de vida. Por isso, é tão importante todos prezarem pela atualização de suas carteiras de vacinas”, explica Dr. Alberto Jorge Félix Costa CRM-MS 1266, médico e diretor técnico responsável da Imunitá Centro de Imunização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo