Morro do Pacheco é a nova pista da “Descida das Escadas de Santos”

14ª Edição da Principal Disputa de Dowhill Urbano da América Latina será realizada de 12 a 14 deste mês, no Centro de Santos.

Descida das Escadas de Santos – Foto: Time Eventos/Divulgação

Descida das Escadas de Santos – Foto: Time Eventos/Divulgação

O Morro do Pacheco será a nova pista da “Descida das Escadas de Santos”, a principal competição de downhill urbano da América Latina. A 14ª edição do evento será realizada de 12 a 14 (sexta-feira, sábado e domingo) deste mês, reunindo 90 atletas de sete países, entre eles o eslovaco Filip Polc, pentacampeão e recordista da disputa. As finais, reunindo os dez melhores ciclistas, serão transmitidas ao vivo no Programa Esporte Espetacular, da Rede Globo.

Depois de 13 anos de sucesso nas escadas do Monte Serrat, a prova muda de cenário, com emoção e adrenalina mais do que garantidas, num percurso de 514 degraus, com 600 metros de extensão e desnível de 143 metros, equivalente a um edifício de 45 andares. Atletas da modalidade testaram e aprovaram o novo circuito, bastante estreito e íngreme, e a expectativa de tempo para a conclusão do desafio é de aproximadamente um minuto e 20 segundos, sendo que um mínimo erro pode custar a vitória, pois não há espaço para recuperação.

O idealizador e organizador da “Descida das Escadas de Santos”, Marcelo Coelho, ressalta o importante apoio da comunidade do Morro do Pacheco, que abriga mais de 2 mil pessoas. Aproximadamente 120 moradores trabalharão na corrida, em atividades como controle de acesso, fiscais de pista, recepção, hidratação, alimentação.

“A Descida das Escadas de Santos, graças ao apoio da comunidade do Monte Serrat e agora da comunidade do Pacheco, vem crescendo a cada ano. A receptividade dos moradores nos motiva a trabalhar mais e melhor. Cada detalhe foi pensado e preparado com muito cuidado para recebermos os melhores pilotos do Brasil e do mundo”, destaca Marcelo Coelho, presidente da CBMTB – Confederação Brasileira de Mountain Bike.

Descida das Escadas de Santos – Foto: Time Eventos/Divulgação

Descida das Escadas de Santos – Foto: Time Eventos/Divulgação

Ele ressalta que além de divulgar Santos mundialmente, o evento promove a revitalização do morro. Serão pintadas 60 casas, sendo que em 40 grafiteiros deixarão as suas artes, incentivando a cultura local. O lixo gerado na Descida das Escadas de Santos será coletado e reciclado por empresa especializada e os recursos arrecadados serão revertidos ao Instituto Amigos do Pacheco.

Na lista dos destaques da prova, Filip Polc é o grande nome e terá como principais rivais os espanhóis Javier Guijarro e Juan Vicente Merida, o mexicano Ricardo Preciado, o equatoriano Mario Jarrín (campeão em 2011). O Brasil também estará muito bem representado com Wallace Miranda, bicampeão em 2008 e 2009.

Outra atração será o chileno Adolfo Almarza, atleta biamputado (joelho para baixo), que compete pela quarta vez em Santos. A edição deste ano contará, ainda, com a presença do casal de espanhóis Manolo Olmos e Inma Rodriguez, que vêm ao Brasil pela primeira vez, e disputarão a prova em uma bicicleta tandem (dupla).

A 14ª Descida das Escadas de Santos tem os patrocínios da Caixa Econômica Federal, Dolly, Fox, Gelog, Integralmédica, Porto de Santos, Riachuelo, Ricardo Eletro, Prefeitura Municipal de Santos, Rexona, Sherwin Williams, com apoios do Instituto Amigos do Pacheco e da ONG Sem Fronteiras. A idealização e organização é da CBMTB – Confederação Brasileira de Mountain Bike.

Programação oficial da 14ª Descida das Escadas de Santos:

12 de fevereiro (sexta-feira)

13h00 – Descida a pé

14h00 – 1 descida sem controle de tempo*

16h30 – Término do treino livre

*em caso de chuva, este treino será cancelado.

13 de fevereiro (sábado)

10h00 – Início dos treinos

12h00 – Intervalo para almoço – pista fechada

13h00 – Término no intervalo do almoço – reabertura da pista

15h30 – Término do Treino Livre

16h00 – Qualifying/ Prova de categorias

18h30 – Premiação das categorias

14 de fevereiro (domingo)

09h00 – 1 treino livre (10 melhores tempos do qualifying), opcional

10h00 – Semifinal masculina (10 melhores tempos do qualifying)

11h00 – Final masculina (5 melhores tempos da semifinal)

11h15 – Premiação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo