Maior medalhista olímpico do País veleja na Star Sailors League

Ganhador de cinco medalhas olímpicas, Torben Grael é atração entre as 80 tripulações esperadas no City Grand Slam de Hamburgo (ALE), de 3 a 7 de maio.

Torben, com Guilherme, na Suíça (Studio Borlenghi/SSL)

Torben, com Guilherme, na Suíça (Studio Borlenghi/SSL)

São Paulo (SP) – O Lago de Alster, no coração de Hamburgo, vai conhecer nos próximos dias o talento de um dos principais atletas da vela brasileira e mundial. O bicampeão olímpico da classe Star, Torben Grael, vai disputar o inédito City Grand Slam, pela Star Sailors League (SSL), entre 3 e 7 de maio na segunda maior cidade da Alemanha. A premiação total é de 100 mil dólares e os campeões somam 3.000 mil pontos no ranking da SSL. São esperadas cerca de 80 duplas de 18 países.

O barco de Torben sustenta um peso respeitável. Além de cinco medalhas olímpicas (dois ouros, uma prata e dois bronzes), mesmo número de Robert Scheidt, o multicampeão acumula quatro títulos mundiais entre as classes Star e Snipe, e duas das maiores conquistas na vela oceânica mundial: Louis Vuitton Cup e Volvo Ocean Race, a principal regata volta ao amundo. Neste mês de abril, Torben correu o Mundial em Miami, onde obteve a 12ª colocação ao lado de Guilherme de Almeida, entre 72 tripulações. Em Hamburgo, terá como proeiro o italiano Stefano Lillia, responsável pelo renomado estaleiro Lillia.

Disputa de contravento na SSL (Studio Borlenghi/SSL)

Disputa de contravento na SSL (Studio Borlenghi/SSL)

“No formato da SSL, com etapa de classificação e depois regatas eliminatórias, o importante será manter a regularidade para passar de fase. Todos querem chegar à final e esse é também o nosso objetivo, mas devido ao local, os ventos devem ser imprevisíveis”, afirma Torben que chegou à semifinal do primeiro Lake Grand Slam da SSL em setembro de 2015 no lago suíço de Neuchatel, com Guilherme. A dupla brasileira ficou em quinto lugar na Bacardi Cup deste ano, após o bronze na tradicional competição de Miami em 2014.

No ranking dos timoneiros da SSL, Torben ocupa a nona colocação. A liderança é do norte-americano George Szabo, vencedor do Lake Grand Slam e da SSL Finals das Bahamas, ambos em 2015. O tetra campeão mundial de Star, Bruno Prada, lidera entre os proeiros e também representará o Brasil no Lago de Alster. “Quero aproveitar para dar os parabéns ao Bruno, campeão há cinco dias em Miami. Quatro títulos mundiais na Star é uma proeza. Tiro meu chapéu”, elogia Torben. “O nível do City Grand Slam será realmente elevado, só não dá para apontar favoritos porque a raia será imprevisível. Apenas os velejadores locais devem conhecê-la. Será divertido”, aposta um dos velejadores mais completos do planeta.

Emoção e tecnologia ao vivo – As regatas em Hamburgo serão transmitidas ao vivo na internet com comentários de especialistas e de convidados especiais do estúdio instalado no Lago de Alster. Na água, uma equipe embarcada irá produzir imagens em alta definição, mesclando gráficos em 3D às imagens em tempo real, oferecendo a telemetria das provas em detalhes. Para mais informações acesse o site oficial do SSL City Grand Slam: http://city.starsailors.com

Largada no Lake Grand Slam (Studio Borlenghi/SSL)

Largada no Lake Grand Slam (Studio Borlenghi/SSL)

A Star Sailors League (SSL) foi criada em 2013 por velejadores para atender a necessidade dos velejadores, fortalecendo a classe ainda mais diante da exclusão do programa olímpico. O primeiro grande evento foi a SSL Finals com premiação de 200 mil dólares e vitória de Robert Scheidt e Bruno Prada, em dezembro do mesmo ano em Nassau (BAH). Em 2014, os norte-americanos Mark Mendelblat e Brian Fatih venceram a final mundial. Em 2015, George Szabo e Edoardo Natucci (ITA) foram os campeões no Caribe, após Szabo vencer o primeiro Lake Grand Slam ao lado do do suíço Duccommun, na Suíça.

Clique aqui para assistir em HD ao vídeo promocional do City Grand Slam de Hamburgo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo