FCMS estabelece parceria com Sebrae que favorece artesãos de MS

Parceria da FCMS com Sebrae possibilita que artesãos de MS comercializem com empresários de outros Estados na Rodada de Negócios.

Leandro Lima Coleone, consultor de Markenting do Sebrae/MS – Foto: Edemir Rodrigues/FCMS

Leandro Lima Coleone, consultor de Markenting do Sebrae/MS – Foto: Edemir Rodrigues/FCMS

Campo Grande (MS) – Artesãos do Estado têm a oportunidade de conhecer e fechar negócio com empreendedores de todo o País durante a Rodada de Negócios que começou na manhã desta quinta-feira (08/10) no Sebrae, em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

A Rodada de Negócios faz parte do II Encontro de Negócios de Artesanato, que teve início nesta quarta-feira, com o Seminário de Artesanato. O consultor de Marketing do Sebrae e da empresa Novo Engenho. Leandro Lima Coleone, explica que esta Rodada de Negócios é aberta apenas aos artesãos do projeto Brasil Original, gerido pelo Sebrae. “O projeto visa capacitar, desenvolver os artesãos em áreas de gestão, produção, marketing, oficina de técnica e de design e consultoria. Para participar, o Sebrae faz a seleção dos participantes por meio de curadoria”.

Tetis Maria Gonçalves, analista de Acesso ao Mercado – Foto: Edemir Rodrigues/FCMS

Tetis Maria Gonçalves, analista de Acesso ao Mercado – Foto: Edemir Rodrigues/FCMS

Analista de Acesso ao Mercado, Tetis Maria Gonçalves explica que na Rodada de Negócios o artesão divulga seu trabalho para empresas de fora. “Os empresários conhecem as peças e entram em contato presencial com os artesãos, o que possibilita dar sugestões para o artista modificar o produto de acordo com as demandas o mercado, que eles conhecem bem.

Na Rodada de Negócios desta manhã estiveram presentes empreendedores de Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis, que vieram conhecer os artesãos locais, os trabalhos por eles realizados, para fechar negócios e desenvolver relacionamentos visando à comercialização dos produtos.

Empresária Christine de Mendonça – Foto: Edemir Rodrigues/FCMS

Empresária Christine de Mendonça – Foto: Edemir Rodrigues/FCMS

A empresária Christine de Mendonça, de São Paulo, trabalha com artesanato brasileiro há 20 anos. Ela tem lojas na capital paulista com peças representativas e souvenirs de várias localidades do País. “Já conheço o trabalho de muitos artesãos daqui. Mas já faz cinco anos que não venho a Campo Grande, então decidi participar da Roda de Negócios para ver o que há de diferente, de novo, porque o artesanato é muito dinâmico. Mato Grosso do Sul está de parabéns pela qualidade dos artesãos, a criatividade dos elementos regionais utilizados no desenvolvimento dos produtos. Aqui existe uma diversidade muito grande nos materiais usados e isso atrai os compradores”.

Christine iniciou a Rodada de negócios estabelecendo contato com a artesã Cláudia Castelão, da Flor de Xaraés, que desenvolve um trabalho com flores em lâmina de madeira patenteadas. Cláudia trabalha com artesanato há 15 anos. “A Chris já conhecia o meu trabalho. Ela já me ajudou a construir e modificar alguns dos meus produtos porque ela tem uma visão boa do que o público busca. Ela atende muitos turistas internacionais em sua loja nos Jardins, em São Paulo. Estamos aqui hoje buscando estreitar amizades visando futuros negócios”.

Artesã Lorna Nantes Dávila – Foto: Edemir Rodrigues/FCMS

Artesã Lorna Nantes Dávila – Foto: Edemir Rodrigues/FCMS

A artesã Lorna Nantes Dávila participa da Rodada há dois anos. Ela trabalha com artesanato em cabaça há 13 anos, e com o seu Celeiro das Artes produz galinhas, índios e santos. “É sempre bom participar, nós conhecemos pessoas novas e mantemos contatos antigos. Hoje fechei negócio com a lojista de São Paulo, da Arte Tribal, que encomendou 33 peças para eu despachar para sua loja”.

O Encontro continua hoje à tarde e termina amanhã, sexta-feira (9), com a Mostra de Artesanato de MS, para exposição e venda de peças produzidas no Estado. A Mostra estará aberta ao público nesta tarde, das 14 às 20 horas, e amanhã (9), das 8 às 20 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo