Campo Grande/MS quinta-feira 17 de abril de 2014
Editoria - Regional

IFMS registra abstenção de 11,72% no Exame de Seleção 2014

Mais de dois mil candidatos se inscreveram no Exame de Seleção 2014. – Foto: Juliana Aragão

Mais de dois mil candidatos se inscreveram no Exame de Seleção 2014. – Foto: Juliana Aragão

Dos 2.107 inscritos no Exame de Seleção 2014, 247 deixaram de fazer a prova neste domingo, 24. O índice de abstenção foi de 11,72%. O processo seletivo é para ingresso nos cursos técnicos integrados de nível médio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Os dados foram divulgados pela Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), responsável pela organização da prova.

O Exame de Seleção foi aplicado simultaneamente em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Nos sete municípios, 150 pessoas trabalharam na aplicação da prova entre chefes de setor, coordenadores, fiscais, volantes, serviços gerais, motoristas e vigilantes.

A previsão é que o gabarito seja divulgado nesta segunda-feira, 25, na página da Copeve. O endereço é www.copeve.ufms.br.

Prova –Em Campo Grande, a prova foi aplicada em dois prédios do câmpus da UFMS. A maioria dos candidatos chegou acompanhada pelos pais ou responsáveis.

Estudantes conferem a sala da prova. – Foto: Juliana Aragão

Estudantes conferem a sala da prova. – Foto: Juliana Aragão

O estudante Hevandro Silva, 14, candidato a uma vaga do curso técnico em Mecânica, pretende seguir carreira na área das engenharias. “Gosto de matemática, de cálculo e tenho a influência de meus tio e tias, que são engenheiros”, explica.

“Minha ideia é que ele tome gosto e, depois do curso técnico, faça uma faculdade de engenharia”, planeja Izabel da Silva, mãe de Hevandro.

Na chegada aos locais de prova, candidatos e pais demonstravam ansiedade. Muitos estudantes se prepararam para enfrentar até quatro horas de prova com 50 questões objetivas de português (20), matemática (20) e conhecimentos gerais (10).

Foi o caso de Mariana Oyadomari, 15. Candidata a uma vaga do curso técnico em Informática, a estudante fez aulas de reforço nas últimas semanas. “Meu vizinho estuda no IFMS e me falou da escola, por isso eu me interessei”, esclarece.

Os portões foram fechados às 14 horas. – Foto: Juliana Aragão

Os portões foram fechados às 14 horas. – Foto: Juliana Aragão

“Por ser ensino técnico federal e pela qualidade dos professores, muitos deles são mestres, nós optamos pelo Instituto Federal para a Mariana”, explica a mãe da estudante, Ana Oyadomari.

O resultado do Exame de Seleção deverá ser divulgado até o dia 13 de dezembro, na página da Copeve.

Vagas – O IFMS ofertou 760 vagas distribuídas nos sete câmpus. Os cursos técnicos de nível médio são nas áreas de informática, edificações, eletrotécnica, mecânica, metalurgia, alimentos, agropecuária e agricultura.

Nesta modalidade de ensino, o estudante cursa o ensino médio paralelamente às disciplinas do curso técnico.

Os aprovados vão ingressar no IFMS no primeiro semestre de 2014.

 

Categoria: Regional

Nenhum comentário

Deixe seu comentário