Canoísta da região garante a prata na prova individual no primeiro dia do Sul-Americano de Va’a, em Santos

Rogério Mendes no Sul-Americano. - Crédito: Ivan Storti

Rogério Mendes no Sul-Americano. – Crédito: Ivan Storti

A Baixada Santista começou muito bem no Campeonato Sul-Americano de Canoagem Va’a, em Santos. Logo no primeiro dia, nesta quarta-feira (18), Rogério Mendes (Água Marinha), de São Vicente, garantiu a prata na prova de V1R (com leme) open. A disputa teve cerca de 9,5 km, com largada e chegada na Ponta da Praia, junto ao Aquário, e foi marcada pelo forte calor e o vento contra na segunda metade do percurso.

Com a vantagem de competir “em casa” e conhecer bem o trajeto, Rogério fez uma remada de recuperação para subir ao pódio. O ouro ficou com Paulo dos Reis, o Paulão, de Ilhabela, waterman, que veio do windsurf e hoje é um dos grandes nomes no Stand Up Paddle.

“Não fiz uma boa largada, não estava entre os primeiros. A partir do quilômetro três, comecei a impor um ritmo melhor, me aproximei dos primeiros colocados e no contorno, assumi a segunda posição e tentei chegar no líder. Mas infelizmente não deu para pegar. O Paulão remou muito forte”, comentou Rogério. “Na segunda parte da prova, com o vento contra, foi onde me destaquei e consegui impor um ritmo bom”, acrescentou.

Major do Exército, Rogério Mendes vibrou com a conquista da medalha, sobretudo pelas dificuldades enfrentadas durante os treinamentos. Como trabalha em São Paulo, na base de apoio do Ibirapuera, só consegue remar durante à noite e nas folgas. “É duro conciliar o trabalho com o esporte. Ainda mais trabalhando longe, com horários complicados. Essa medalha veio numa hora boa para me manter motivado e continuar competindo”, disse.

Rogério Mendes no Sul-Americano. - Crédito: Ivan Storti

Rogério Mendes no Sul-Americano. – Crédito: Ivan Storti

“Para mim, foi muito legal contar com a torcida da milha mulher, Milena (também competidora), dos meus filhos, dos amigos na praia. É algo também que deu um incentivo a mais”, destacou o major, também agradecendo o apoio do comando do Exército. “Conto com grande incentivo dos meus comandantes e do Exército em geral, onde o esporte é levado a sério e cultuado de forma muito intensa”, reconheceu.

O vice-campeão ressaltou a vantagem de ter competido em casa, conhecendo as condições onde remaram. “Consegui realizar vários treinos no percurso da prova e já estava bastante ambientado e muito seguro”, reforçou o canoísta que volta a competir no sábado, agora na OC6, pela equipe Tahoe, atual campeã brasileira, demostrando muita confiança. “A expectativa é muito boa. Teremos um belo confronto com as equipes da Ilha de Páscoa, as gringas favoritas, mas tenho certeza de que vai dar Brasil”, comentou Rogério, também destacando as rivais brasileira Samu, hoje destaque mundial, Triboqpira e a Rio Va’a.

FILETTI – Também nesta quarta-feira, outro destaque da região foi o experiente santista Celso Filetti. Ele competiu duas vezes em provas coletivas, com o ouro na supermaster. O atleta volta a competir nesta quinta-feira com a V1 (sem leme) e na sexta, com a V1R (com leme), ambas na supermaster. Outras duas atletas de São Vicente, campeãs brasileiras individuais, também competem nesta quinta-feira. Milena Amaral (Água Marinha) rema V1 master, enquanto que Monica Pasco vai na v1 open.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo