Na tribuna, Amarildo Cruz faz uma reflexão sobre o Dia da Consciência Negra

Dep. Amarildo Cruz (PT) – Foto: Assessoria/Divulgação

No Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado hoje, 20 de novembro, como forma de lembrar a morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes de resistência contra a escravidão, o deputado estadual Amarildo Cruz (PT) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para fazer uma reflexão sobre a data e sobre o preconceito racial em todo o País.

Militante da luta contra o racismo em Mato Grosso do Sul, o parlamentar lembrou que o assunto deve ser debatido incansavelmente, a fim de diminuir a discriminação racial que, segundo ele, é velada no Brasil. “É preciso debater essa questão da discriminação racial e sobre as consequências deixadas até hoje na nossa sociedade depois de mais de 300 anos de opressão. O Brasil, que tem mais da metade de sua população composta por pessoas negras, trata o racismo de maneira velada, mas a verdade é que nós vivemos em uma sociedade racista, sim, que trata as pessoas de maneira diferente por causa da cor da sua pele ou por causa do tipo do seu cabelo”, destacou.

O deputado lembrou também a importância das políticas afirmativas que visam amenizar o preconceito, citando a política de cotas raciais como exemplo. “As cotas oportunizam o país a se retratar da desigualdade, enquanto for necessário, porque sabemos que não precisa ser para sempre”, falou ressaltando a lei de sua autoria que previa, inicialmente, 10% das cotas para negros em concursos públicos no Estado e, mais tarde, ampliada para 20% o número de vagas. “Antes dessa lei, o percentual de negros no serviço público em Mato Grosso do Sul era de apenas 2%. Hoje, o percentual saltou para 11%”, comemorou.

Além da lei de cotas, Amarildo Cruz é autor da lei nº 5.206/2018, que instituiu o Dia do Orgulho Crespo no calendário cívico e cultural do Estado e da Lei 5.216/2018, que criou o Cadastro Estadual dos Condenados por Racismo ou Injúria.

Amarildo Cruz encerrou sua fala convidando os demais deputados e toda a população para prestigiar a sessão solene de entrega da comenda Zumbi dos Palmares, que acontece hoje, ás 19h30, no plenário da Assembleia Legislativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo