Unindo o útil ao agradável, tecnologias possibilitam maior rendimento na agricultura

Em Maracaju, Fórum de Inovação em Agronegócio leva palestras e debates sobre desafios do Sistema Plantio Direto; Evento será no dia 21.

Foto: Sato Comunicação/Divulgação

Possibilitar maior rendimento operacional utilizando técnicas conservacionistas, ou seja, “unindo o útil ao agradável” e gerando economia ao produtor, são alguns dos tópicos que serão abordados durante o Fórum de Inovação em Agronegócio, que será realizado em Maracaju, no próximo dia 21. Produtores rurais, acadêmicos e profissionais da área terão acesso a opções práticas para execução de um Plantio Direto feito com qualidade, principalmente no que diz respeito a rotação de culturas.

Segundo o vice-presidente da Febrapdp (Federação Brasileira do Plantio Direto na Palha) em Mato Grosso do Sul, Gleyciano Vasconcelos, existem alternativas que possibilitam a rotação de culturas com garantia de receita ao produtor. “Um exemplo é o milho consorciado com plantas de cobertura, haja visto que em nossa região o milhão verão não é uma opção por situações climáticas diversas”, explica.

O Plantio Direto será o principal tema discutido no encontro. Esse sistema consiste vários processos tecnológicos destinados à exploração de sistemas agrícolas produtivos, que compreendem a mobilização de solo apenas na linha ou cova de semeadura, manutenção permanente da cobertura do solo, diversificação de espécies e minimização ou supressão do intervalo de tempo entre colheita e semeadura.

Esse sistema contribui para conservação do solo e da água, aumento da eficiência da adubação, incremento do conteúdo de matéria orgânica do solo, aumento na relação benefício/custo, redução do consumo de energia fóssil e do uso de defensivos agrícolas, mitigação da emissão dos gases de efeito estufa e contribuição para o aumento da resiliência do solo.

Diante das vantagens oferecidas ao produtor por meio dessa técnica, o Fórum trará especialistas para discutir e tirar dúvidas a respeito dos vários itens que compõem essa temática. Entre os assuntos, estão: Perdas de solo e impactos do rebaixamento de terraços; Descompactação Biológica: Plantas de Cobertura para Mato Grosso do Sul; Linhas de Base Plantio; Desafios atuais do Sistema Plantio Direto; entre outros assuntos.

Para o presidente da Fundação MS, Luciano Mendes, houve avanços no setor e o Fórum traz profissionais com gabarito para falar sobre as nuances das tecnologias que o produtor pode utilizar no campo para melhorar sua produção. O presidente destaca, ainda, que o Plantio Direto é uma alternativa viável, mas que alguns produtores acabaram abandonando algumas práticas dentro deste sistema. “Alguns métodos, como plantio em nível e terraceamento se mostram extremamente pertinentes, principalmente em períodos onde há excessos de chuvas, em especial em locais onde existem debilidade maior”, analisa.

Mendes ressalta que, apesar de o Plantio Direto ter surgido como uma modelo inovador, é preciso inovar ainda mais, para que haja novas soluções para problemas enfrentados durante a produção. “O Fórum trará à tona a discussão sobre outras práticas que até então não vem sendo adotadas, de forma que possamos adotá-las dentro do Plantio Direto. Em todo segmento, a evolução é necessária e possível”, enfatiza.

Fórum – O Fórum de Inovação em Agronegócio será realizado pela Febrapdp, Fundação MS, Parque Tecnológico Itaipu, Itaipu Binacional, Grupo de Plantio na Palha e Giatec. As inscrições para o encontro podem ser realizadas no site www.febrapdp.org.br/forum9. A programação completa do evento também está disponível no endereço eletrônico.

Fonte: Sato Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo