EDP e Findes firmam parceria para instalação da maior rede de recarga de veículos elétricos do Espírito Santo

Criação dessa infraestrutura é incentivo para a transformação do modelo de transporte no Brasil

Vitória (ES) – A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico, e a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), por meio do Senai, anunciam a instalação da maior rede de postos de carregamento de carros elétricos do estado. O projeto, inovador, contará com um investimento de cerca de R$ 350 mil e permitirá a implantação de sete estações de recarga.

Com plugues universais, a rede capixaba de eletropostos beneficiará também os proprietários de veículos híbridos que optarem por rodar apenas no modo elétrico.

EDP e Findes firmam parceria para instalação da maior rede de Recarga de veículos elétricos no Espírito Santo – Foto: Divulgação

As estações de recarga serão instaladas em locais de livre acesso ao público, e seu uso não terá qualquer restrição ou limitação de data, dia da semana e horário. Para carregar, bastará conectar o automóvel, elétrico ou híbrido, e iniciar as operações no painel do carregador.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou recentemente uma regulação que prevê a possibilidade de livre negociação dos preços de recarga de veículos. No caso do corredor instalado pela EDP e a Findes, o uso será gratuito. Custos e procedimentos ainda serão decididos entre as empresas participantes e aplicados somente a partir de 2019.

Como referência, o custo de abastecimento dos carros elétricos é cerca de 80% menor que o de automóveis com motor a combustão, usando como referência um veículo à gasolina que consuma, em média, 10 quilômetros por litro.

Além de fomentar a mobilidade elétrica no Estado, a parceria permite a criação de grupos multidisciplinares que poderão atuar no desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento para viabilizar o tema, de modo que o Estado se torne referência no Brasil.

Líder em inovação no setor elétrico, a EDP foi pioneira do mercado brasileiro na criação de projetos nas áreas de redes inteligentes, robotização do trabalho e gestão da geração solar distribuída por meio da tecnologia blockchain, além de ter desenvolvido o primeiro laboratório deSmart Grids da América Latina.

“A mobilidade elétrica é uma tendência global, por ser mais eficiente e sustentável, e está totalmente alinhada aos valores da EDP. Com essa iniciativa, a Companhia, que é líder em inovação e sustentabilidade, avança para tornar esse conceito realidade também no Espírito Santo. Este é o primeiro passo de uma área que ainda vai crescer bastante nos próximos anos”, destaca o diretor da EDP no Estado, João Brito Martins.

Para o presidente do Sistema Findes, Léo de Castro, a parceria está conectada ao futuro do Espírito Santo. “Estamos investindo em inovação e produtividade, observando as transformações no mundo. O novo ciclo de desenvolvimento do estado passa por uma nova forma de pensar as cidades e as indústrias. Os carros elétricos são uma realidade e a implantação de uma rede de recarga colocam o Espírito Santo mais uma vez em destaque no País”, argumenta Castro, acrescentando que o Senai também oferecerá cursos sobre eficiência energética e energias renováveis para os capixabas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo