Murillo Coura comanda o show no primeiro dia da decisão do Circuito Medina de Surf

Surfista do IGM garantiu 18,25 pontos nas pequenas ondas deste sábado em MARESIAS

As ondas não ajudaram neste sábado (10) no primeiro dia da etapa decisiva do Circuito Medina de Surf 2018, apresentado por Armarinhos Fernando, na Praia de Maresias, em São Sebastião. Mas um pequeno surfista soube aproveitar as condições para ser o grande nome do dia. Murillo Coura, de apenas 11 anos, um dos mais novos atletas do Instituto Gabriel Medina (IGM) aproveitou o conhecimento do pico para garantir todos os recordes do evento.

Em sua primeira apresentação na sub11, garantiu as duas melhores notas até agora, 9,5 e 8,75, para somar incríveis 18,25 pontos de 20 possíveis. “Fui mais para o fundo que os outros surfistas e peguei uma onda boa, dei duas baterias e uma na junção. Nem sabia que seria 9,5”, disse o sempre sorridente e extrovertido Murillo, vice-campeão paulista sub12 e que ficou mais próximo do título do Circuito Medina, ao garantir vaga na final.

Surfista Murillo Coura – Foto: Caco Reis/IGM

O evento quase foi adiado pelas condições do mar, mas depois de uma avaliação teve início mais tarde. Posteriormente, chegou a ser paralisado pela falta de ondas. Mas quando os atletas foram ao mar, conseguiram “driblar” a situação, com manobras radicais.

Já na sub13, os dois primeiros do ranking, Ryan Kainalo e Gabriel Klaussner, de Ubatuba, acabaram perdendo no round 2 deixando o caminho aberto para Guilherme Fernandes, mais um talento do IGM, comemorar a conquista neste domingo. Gui, inclusive, garantiu a segunda melhor performance do dia, marcando 15,25 pontos.

Surfista Caio Costa – Foto: Caco Reis/IGM

O mesmo Ryan Kainalo segue na briga agora da sub15, tendo como grande rival Diego Aguiar. Os dois estão na semifinal neste domingo. Didi também apareceu na lista das melhores apresentações, com 14,90, enquanto Ryan veio logo atrás, com 14,60, seguido do espanhol Kai Odriozola, que faz intercâmbio no Instituto, com 14, 25, e Caio Costa, do IGM, com 13,85. Ainda na lista das maiores pontuações, novamente Murillinho, com 13,45.

Na feminina sub13, Sophia Medina avançou à final e também está próxima de um novo título (já foi campeã do Rip Curl Grom Search e do Hang Loose Surf Attack), tendo como adversária direta a amiga e xará, Sophia Gonçalves, ambas do IGM. Já na feminina sub15, Isabela Saldanha tem duas vitórias e garante o título com um terceiro lugar, independente que a prima Sophia Medina vença.

Surfista Didi Aguiar – Foto: Caco Reis/IGM

Além dos atletas disputando os títulos do Circuito, a etapa teve como destaques os atletas da equipe Rip Curl, vindos da Europa, que passam uma semana de intercâmbio no IGM. Dos quatro, participantes, o português Matias Canhoto está na final sub11 e o espanhol Kai Odriozola, que comemorou seu aniversário na sexta-feira com os atletas do Instituto, está na semi sub13, inclusive com uma das melhores somatórias.

O dia também contou com ação ambiental promovida pelo conceituado Instituto Supereco, com limpeza da faixa de areia e trabalho de conscientização ambiental. O evento também teve animação com um quiz com prêmios do Armarinhos Fernando. Neste domingo, as disputas recomeçam às 8 horas, com transmissão ao vivo pelo link http://www.institutogm10.com.br/ao-vivo/. Outra atração será a bateria especial Onda Azul, reunindo 15 surfistas autistas, auxiliados no mar por voluntários do projeto e do IGM.

Surfista Isabella Saldanha – Foto: Caco Reis/IGM

Vale destacar que os campeões do Circuito serão convidados a integrar o projeto criado por Gabriel Medina a partir de 2019, contando com toda a estrutura oferecida gratuitamente pelo IGM. Além disso, terão as vagas e inscrições garantidas no Rip Curl Grom Search 2019.

O Circuito Medina de Surf 2018 é apresentado por Armarinhos Fernando e é uma realização do Instituto Gabriel Medina, com apoios de Vult Cosmética, Pousada Tambayba, Rip Curl e Wizard Litoral Norte, com supervisão da Federação Paulista de Surf e colaboração da Associação de Surf de Maresias (ASM), Associação de Surf de São Sebastião (ASSS) e da Prefeitura Municipal de São Sebastião, através do Departamento de Esportes Náuticos da Secretaria de Esportes.

Surfista Kai Odriozola – Foto: Caco Reis/IGM

HIGHLIGHTS DO PRIMEIRO DIA DO EVENTO, PUBLICADO NO CANAL DO IGM NO YOUTUBE:

ACESSE: https://youtu.be/HptPYWSewYM

IMAGENS E EDIÇÃO: ALEKO STERGIOU/IGM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo