Incêndios atinge os EUA e deixam cerca de 150 mil desabrigados

Incêndios de grandes proporções estão atingindo desde quinta-feira (08/11) o Norte da Califórnia, nos Estados Unidos (EUA) e já causou vítimas, além de ter deixado 150 mil pessoas desabrigadas. As autoridades determinaram a evacuação em massa de várias cidades.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a Cidade de Paradise, com cerca de 27 mil habitantes, foi totalmente destruída. Os moradores foram todos retirados de suas casas e permanecem em abrigos e/ou casas de parentes e amigos.

Uma casa foi totalmente destruída pelas chamas nesta sexta-feira (08/11) em Thousand Oaks, na Califórnia — Foto: AP Photo/Noah Berger

Equipes de emergência, formadas por policiais, bombeiros, militares, paramédicos e voluntários foram mobilizados e já estão trabalhando no combate aos incêndios e no resgate das vítimas.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que as autoridades confirmaram a morte de cinco pessoas em Edgewood Lane. As vítimas morreram dentro de seus carros, quando tentavam fugir dos incêndios.

Segundo informações do xerife do Condado de Butte, as vítimas ainda não foram identificadas. Os corpos já foram resgatados e levados para o necrotério de um dos hospitais da cidade.

Imagem de satélite do Camp Fire, mostra um dos incêndios que atingem a Califórnia — Foto: NASA

O porta-voz do Departamento Florestal e de Proteção de Incêndios da Califórnia informou que os incêndios quadruplicaram de tamanho nesta sexta-feira (09/11), obrigando moradores a deixarem suas respectivas casas.

Em apenas um dia, o incêndio Camp Fire, próximo à Cidade de Paradise, cresceu cerca de 295 km². As autoridades locais avaliam a possibilidade de determinar a evacuação de mais cidades.

O vice-governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência no Condado de Butte. Ele solicitou ao presidente Donald Trump, que decrete estado de emergência federal, com o objetivo de facilitar o repasse de verbas federais.

Estrutura destruída pelo incêndio Camp Fire pode ser vista na quinta-feira (08/11) em Paradise, na Califórnia — Foto: Reuters/Stephen Lam

Devido à seca e a estiagem na região, as condições devem ficar ainda perigosa por vários dias, colocando em risco mais edificações. Há relatos, ainda não oficialmente confirmados, de que dois bombeiros teriam ficado feridos, e que ambos foram socorridos e encaminhados para hospitais da região.

O capitão Scott McLean, do Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia, disse que os bombeiros não conseguiram controlar o fogo na quinta-feira (08/11), porque tiveram que concentrar seus esforços em ajudar no resgate de pessoas que tentavam fugir das chamas.

Os moradores de Butte receberam ordens para evacuarem a cidade, dando início a um êxodo em massa de pessoas desesperadas. Muitos motoristas enfrentaram congestionamento em rodovias e estradas e, devido ao avanço do fogo, eles deixaram os carros e fugiram a pé.

Carro antigo é visto queimado entre escombros após ser atingido pelo incêndio Camp Fire, em Paradise, na Califórnia, na quinta-feira (08/11) — Foto: AP Photo/Noah Berger

Testemunhas disseram que viram vários estabelecimentos comerciais, empresas, restaurantes, casas e prédios públicos em chamas. Assim como escolas, hospitais e asilos.

As autoridades de Butte informaram que as áreas rurais foram menos afetadas, mas que em algumas propriedades, que possuem tanques de propano, as chamas ocasionaram explosões.

Em Paradise, a cerca de 290 km a Nordeste de São Francisco, vários edifícios foram atingidos pelas chamas, tendo dois desmoronados.

Já o diretor do Escritório de Serviços de Emergência do Governador, disse que o número de pessoas forçadas a deixar sus casas chegou a 157 mil, tendo todas sido levadas para abrigos.

Médicos e enfermeiros retiram pacientes do Feather River Hospital durante o incêndio Camp Fire, em Paradise, na Califórnia — Foto: AP Photo/Noah Berger

Os incêndios estão atingindo áreas nas Regiões Nortes e Sul da Califórnia e as autoridades estimam que no domingo (11/11) será necessário determinar a evacuação das cidades de Stirling City e Inskip, duas comunidades ao Norte de Paradise, na base de Sierra Nevada.

As fortes rajadas de vento e o clima seco facilitam a propagação das chamas, que se alastram muito rapidamente.

O fogo já está perto da cidade de Chico, uma comunidade com 90 mil moradores. Os bombeiros conseguiram controlar as chamas na periferia, mas talvez seja necessário retirar todas as pessoas.

Bombeiros combatem o incêndio Camp Fire, em Paradise, na Califórnia — Foto: AP Photo/Noah Berger

O capitão dos bombeiros, Bill Murphy, informou que os arredores de Chico já estão tomados pelo fogo, e que os ventos estão mais fracos, porém chegando a uma velocidade de 72 km/h ao longo das cordilheiras.

Vários moradores de Chico se refugiaram nesta sexta-feira (10/11) em uma Igreja da cidade, que foi tomada pelas cinzas e fumaça preta. O céu ficou totalmente escuro, deixando todos assustados.

No Sul da Califórnia, cerca de dois terços da cidade de Malibu receberam ordens para evacuar imediatamente a região, localizada à beira-mar, e que abriga cerca de 13 mil moradores, alguns deles celebridades de Hollywood. Alguns moradores seguiram para a orla e ainda permanecem no local.

Chamas destruíram na quinta-feira (08/11) uma loja de automóveis durante o incêndio Camp Fire, em Paradise, na Califórnia (EUA) — Foto: AP Photo/Noah Berger

O Corpo de Bombeiros do Condado de Los Angeles informou que o fogo que atravessava as montanhas de Santa Mônica, estava se dirigindo para o mar. Outro incêndio, registrado a Oeste do Condado de Ventura, também está seguindo uma rota em direção ao oceano.

Já o Serviço de Meteorologia dos EUA emitiu alertas de perigo de incêndio extremo em muitas áreas do Estado da Califórnia. A baixa umidade do ar, o clima seco e as fortes rajadas de vento devem continuar durante toda a noite deste sábado (10/11) e a madrugada de domingo (11/11).

Com informações das Agências Associated Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo