Como as lojas virtuais estão mudando o mundo do empreendedorismo

O empreendedorismo sempre fica em foco em tempos de mudança econômica, seja positiva ou negativa, essas mudanças geram muitas oportunidades.

No momento em que vivemos, em ampla expansão da tecnologia e da globalização, as formas de ganhar dinheiro mudaram, e atualmente podemos dizer que estamos em um momento excelente, tanto para consumidores quanto para vendedores.

Por isso vamos abordar como as lojas virtuais estão mudando o mundo do empreendedorismo.

Você vai ler sobre o panorama geral do mercado de lojas virtuais no Brasil, vai saber também sobre o cenário do empreendedorismo nacional e saber a real importância das lojas virtuais para o empreendedorismo. Acompanhe esse conteúdo até o final!

Estudando no Notebook

Foto: Divulgação

Um panorama sobre o mercado de lojas virtuais no Brasil

Já é uma realidade no Brasil, o consumidor já está mais familiarizado com compras na internet. O mercado de uma maneira geral também está mais maduro, segundo pesquisas, o número de lojas virtuais no Brasil chega a mais de 600 mil.

Apesar das lojas terem um tempo médio relativamente curto, de 6 meses apenas, o número de lojas virtuais mais que dobrou, dos últimos 3 anos. Isso significa que o mercado está em amplo crescimento e os lojistas estão sabendo explorar bem esse momento.

Outro fator que mostra o avanço dos empreenderes, é que aproximadamente 70% deles utilizam ferramentas para medir seus resultados.

Além dessas ferramentas, os donos das lojas usam diferentes formas para divulgar seus negócios, as que trazem maior retorno são as redes sociais, é bem comum as lojas divulgarem seus produtos no Facebook, Instagram e Youtube.

O que esperar para o futuro?

Enquanto diversos estabelecimentos físicos sofreram queda nos últimos meses, as lojas virtuais cresceram.

Umas das explicações é a grande facilidade de comparação de preço na internet e praticidade de divulgar o seu produto, seja qual for ele, na internet você tem mais exposição visual.

Juntamente com isso, o brasileiro já tem o habito de comprar pela internet, mas esse costume cresceu depois que s dispositivos moveis facilitaram as compras online. As lojas virtuais estão totalmente adaptadas aos smartphones, com sites responsivos e chamativos.

Ou seja, é de se esperar um futuro bem próspero para o e-commerce, as compras tendem a crescer e com a confiança cada vez maior pelos clientes, é bem provável que o faturamento das lojas virtuais cresça ainda mais nos próximos anos.

Empreendedorismo no Brasil: Cenário atual

Tela de estatísticas e infográfico

Foto: Divulgação

O empreendedorismo no Brasil continua crescendo, principalmente o empreendedorismo digital. O grande motivo ainda é a necessidade, o empreendedorismo por necessidade é um reflexo da crise e do alto número de desempregados.

Atualmente, o Brasil é um dos países que mais empreendem no mundo, um dos motivos é que existem instituições que apoiam os empreendedores.

Oferecendo orientações e até apoio financeiro. Dentre as mais famosas, está o SEBRAE, que oferece todo o suporte para quem está começando o seu negócio.

Os brasileiros que procuram empreender na internet atualmente têm obtido vantagem na maioria das vezes. Isso acontece porque umas das principais características do brasileiro é a criatividade, e isso é sempre usado pelos empreendedores.

Não importa o ramo de atuação do negócio, somente a criatividade não basta para ter sucesso é preciso ousadia, inovação e muito trabalho. Isso fica claro com as ótimas startups que vem crescendo nos últimos anos.

Resumindo, o cenário é muito favorável para quem quer empreender. A qualidade do empreendedorismo no país está crescendo, o grande acesso a informações sobre mercado e produtos, principalmente na internet nunca foi tão grande.

Apenas disso, o Brasil ainda precisa de muito investimento quando falamos em educação empreendedora, acredita-se que com mais investimento no âmbito educacional, o mercado tende a se expandir ainda mais.

As lojas virtuais aceleram o empreendedorismo no Brasil

As lojas virtuais aceleram o empreendedorismo no Brasil

Foto: Divulgação

O empreendedorismo digital no Brasil já é uma realidade mais ainda tem muito o que crescer, 64,7% dos brasileiros tem acesso à internet, de acordo com o IBGE, os meios que os brasileiros mais acessam a internet são: 11,3% TV, 16,4 Tablet, 63,7 Computador e 94,6 Smartphones.

Esses números mostram porque as lojas virtuais estão crescendo cada vez mais e seu faturamento anda subindo a cada mês. As estatísticas impressionam e atraem cada vez mais pessoas novas para empreender na internet.

O empreendedorismo na internet é mais fácil e mais rápido de se aplicar. Os empreendedores digitais que estão começando, podem, além de divulgar em seus próprios sites, podem usar os marketplaces.

Essas plataformas oferecem espaço principalmente para o pequeno empreendedor de divulgar a sua loja, em troca de uma comissão.

Atualmente, deixar de investir no universo digital é jogar dinheiro fora, os clientes estão na internet e procuram sempre por mais conforto. Se uma loja virtual não consegue oferecer exatamente o que o cliente espera, ele procurará em outro lugar.

Essa rapidez pela busca é comum na internet, por isso, quem possui loja virtual é preciso se atentar a uma concorrência cada vez mais feroz.

O empreendedorismo no Brasil é acelerado pelos donos de lojas virtuais porque a aproximação com o meio virtual facilita o aprendizado e diminui custos de investimento inicial.

A necessidade de uma infraestrutura bem menor que um negócio físico e a velocidade e o dinamismo dos negócios no mundo digital, permite uma maior otimização do tempo e a flexibilidade de horários.

O perfil desses lojistas é de pessoas que estavam em suas primeiras experiências como empreendedor. E a grande maioria deles tinham um investimento baixo para começar, menos de mil reais.

Grande parte deles enxergam nas suas próprias áreas de atuação uma forma de abrir uma loja virtual, adaptando toda a sua experiência para a internet.

O dono de uma loja virtual hoje no Brasil tem papel importante para a economia e para o desenvolvimento do empreendedorismo. Essas pessoas são responsáveis por aquecerem a economia em um momento delicado do país.

E você o que está esperando para fazer parte dos empreendedores de sucesso que mudaram as suas vidas? Marque um amigo para ler esse texto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo