Tiroteio em escola técnica deixa 18 mortos e 50 feridos na Criméia

Um tiroteio ocorrido na manhã desta quarta-feira (17/10) em uma escola técnica localizada na cidade de Kerch, no Leste da Criméia, deixou pelo menos 18 mortos e 50 feridos. Um suspeito foi encontrado morto dentro do estabelecimento e as autoridades acreditam que ele tenha se suicidado.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o incidente aconteceu na Escola Técnica de Kerch, quando um jovem armado com fuzil entrou no estabelecimento e começou a atirar contra os colegas, professores e funcionários.

Equipes de emergência socorrem vítima de ataque ocorrido em escola técnica na cidade de Kerch, na Crimeia, nesta quarta-feira (17) — Foto: KERCH.FM / AFP

Testemunhas disseram que durante o tiroteio houve pânico, e que muitas pessoas saíram correndo em direção a porta, quando foram alvejadas. Outras pessoas, no entanto, correram em direção as salas e algumas conseguiram escapar ilesas.

Equipes de emergência, formadas por policiais, bombeiros e paramédicos foram acionadas e rapidamente chegaram ao local, que foi isolado e cercado. Alguns estudantes foram encontrados do lado de fora do prédio e, após serem identificados, foram liberados.

Equipes da polícia e das Forças de Segurança entraram no prédio e encontraram muitos corpos e dezenas de pessoas feridas, que foram resgatadas e encaminhadas a hospitais da região.

Vítima é socorrida após ataque em escola técnica em Kerch, na Crimeia, nesta quarta-feira (17) — Foto: Ekaterina Kejzo/Courtesy of Kerch.FM/ Reuters

Ao lado do corpo de um dos estudantes, identificado como sendo Vladislav Roslyakov, de 18 anos, foi encontrado e apreendido um fuzil. Testemunhas disseram que o rapaz era a pessoa que entrou armado na escola e que efetuou os disparos contra os colegas e funcionários.

O Comitê de Investigação da Rússia já iniciou as investigações para apurar o caso. A casa do suspeito está sendo revistada neste momento e seus familiares e amigos estão tendo que prestar depoimentos à polícia.

Imagens das câmeras de segurança mostraram o jovem armado com um fuzil entrando na escola.

A motivação do crime ainda não está totalmente esclarecida, mas a diretora da escola, Olga Grebennikova, disse que o suspeito antes de começar a atirar, explodiu uma bomba, deixando todos assustados.

Suspeito armado com fuzil atira contra alunos e lança explosivos em escola técnica na cidade de Kerch, na Crimeia – Foto: WhatsApp

Os estudantes, ao ouvirem o barulho da explosão, saíram das salas e foram alvejadas pelo agressor. Muitas das vítimas, são crianças e adolescentes.

Uma fonte policial russa, que preferiu permanecer no anonimato, disse que o suspeito se suicidou depois de ter sido alvejado por um agente de segurança. A informação, no entanto, não foi confirmada pelas autoridades russas.

O primeiro-ministro da Criméia, Serguei Aksionov, disse em entrevista coletiva, que o suspeito era aluno do 4º ano, e que provavelmente teria sido alvo de bullying,

Imagens das emissoras de TV da Rússia mostram equipes de resgate chegando a escola e socorrendo os feridos. As vítimas foram levadas em ambulâncias, helicópteros e ônibus escolares a hospitais da região.

Paramédicos socorrem vítimas do ataque em escola técnica em Kerch, na Crimeia — Foto: Kerch.FM/ Reuters

Após o incidente, todas as demais escolas da região foram fechadas e os alunos, professores e funcionários dispensados.

As autoridades policiais russas não descartaram totalmente a possibilidade de ataque terrorista, mas acreditam que este caso pode ter sido um incidente doméstico.

A Criméia pertencia a Ucrânia, mas foi anexada pela Rússia em 2014, em uma ação condenada pela Comunidade Internacional, que impôs uma série de sanções aos russos.

Trata-se de uma região disputada por ucranianos e russos. A cidade de Kerch, onde aconteceu o ataque, é conectada a Rússia por uma ponte que Vladimir Putin mandou construir em maio deste ano.

Com informações das Agências Associated Press e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo